quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeitura realiza inaugurações de obras na zona rural


A prefeitura de Parauapebas realizou nos dias 02 e 03 de Abril, as inaugurações de obras que garantirão melhoria de vida a população.  No dia 02 foi a vez da comunidade da Palmares I receber a ampliação da Escola Paulo Freire e da Unidade Básica de Saúde. A entrega das ampliações foi realizada pelo prefeito, Darci Lermen e os secretários municipais de Obra, José das Doures Couto, educação, Raimundo Neto e saúde, Alex Pamplona Ohana. Já no dia 03, foi entregue a população do assentamento Carlos Fonseca a escola 18 de outubro.


Unidade Básica de Saúde
 A nova Unidade Básica Família conta com cinco consultórios, antes da ampliação realizava atendimento em apenas um. A comunidade do Palmares terá também atendimento odontológico, além dos serviços que já eram disponibilizados como: consultas de saúde da criança e da mulher, consultórios ginecológico, consulta com clínico geral e de enfermagem, vacinas e posto de coleta.



Paulo Freire
Com a ampliação a escola Paulo Freire ganhou cinco salas de aula, sala de reforço, sala de leitura, videoteca, quadra esportiva coberta, vestiário e banheiros. A ampliação além de proporcionar mais conforto e comodidade a alunos e professores aumentará a quantidade de vagas na escola.


 De acordo com Delma Kelly, diretora da Paulo Freire, a escola recebe todos os anos dezenas de alunos vindos da educação infantil, "por isso a necessidade de se ampliar o espaço educacional". A educadora ressalta que com a construção dos novos banheiros a área de alimentação ganhará mais espaço, o que facilitará a distribuição da merenda.

Para o prefeito Municipal Darci Lermen, as escolas são as melhores obras que um homem pode fazer à frente da gestão pública. "E nós vamos continuar fazendo escolas bonitas nos bairros daqueles que, durante anos, ficaram esquecidos", assegura. Darci destaca ser importante a construção de obras que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, promovam inclusão social e impulsionem o desenvolvimento como um todo.

Segundo o secretário municipal de obras, José das Doures Couto, a ampliação de uma escola vai além da oferta de uma estrutura física, mas é a construção de cidadania, pois proporciona ensino de qualidade.

18 de outubro
Escola 18 de Outubro fica localizada no assentamento Carlos Fonseca, distante 30 quilômetros da sede de Parauapebas. A nova escola terá rede de tratamento de esgoto exclusiva, além de contar com tudo o que lhe é de direito: oito salas de aula, sala de informática, alojamento para professores, quadra esportiva, vestiários, banheiros, bloco administrativo com secretaria, almoxarifado, diretoria e sala de professores.

De acordo com o secretário de Educação, Raimundo Neto, a construção reflete o compromisso do Governo Municipal em garantir educação de qualidade a todos os alunos de Parauapebas. "Estamos reestruturando a 18 de Outubro para que educadores, alunos e comunidade possam desfrutar de um ambiente seguro e aconchegante. É a nossa garantia à comunidade rural das mesmas condições de ensino-aprendizagem da rede educacional da cidade", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário