Filme sobre a despedida de Lula da Presidência será lançado nesta quarta, em Brasília
Ricardo Stuckert dirige o documentário em 3D sobre o último dia de Lula
e posse de Dilma. Ex-presidente já confirmou presença no evento.
Um dos fatos mais relevantes da história contemporânea do Brasil, a posse de Dilma Rousseff, primeira mulher a ser eleita presidente do país, foi registrada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert. O resultado deste trabalho chega agora ao público no documentário “PELA PRIMEIRA VEZ”.
Com duração de 32 minutos, a realização de “PELA PRIMEIRA VEZ” envolveu mais de 200 pessoas e é o primeiro documentário em 3D no país.
A estréia será nesta quarta-feira (25), às 20h, no Museu Nacional do Complexo Cultural da República, em Brasília. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou presença na pré-estréia em Brasília. Ele chega nesta quarta-feira na capital federal.
O espectador tem a oportunidade de acompanhar a diplomação da primeira presidenta do Brasil no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a despedida de Lula do Palácio do Planalto e do povo que o esperava ao lado de fora, a passagem da faixa presidencial entre os presidentes e a emocionada visita do presidente Lula ao seu vice, José Alencar.
Produzido pela Casablanca, o filme contou com 16 câmeras para captação de imagens exclusivas. “O filme eterniza um dos momentos mais importantes da história do Brasil e o país carece desses registros em audiovisual. Há muitos livros que contam a história do Brasil, mas poucos filmes, especialmente documentários”, afirma Arlete Siaretta, dona da produtora.
Ricardo Stuckert, brasiliense de 42 anos, nasceu em uma família de fotógrafos. Bisneto do suíço-alemão Edward, neto de Eduardo, filho de Roberto, Stuckert é a quarta geração deles. Atualmente ocupa o cargo de fotógrafo do Instituto Lula.
Começou sua carreira aos 19 anos, no jornal O Globo, e seguiu pelas redações de revistas semanais como Caras, IstoÉ e Veja. Em 2002, tirou fotos inéditas do então candidato à presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com a família, na intimidade de sua casa em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Já eleito, foi convidado para o cargo de fotógrafo oficial. Desde o primeiro dia de mandato do presidente, que tomou posse em janeiro de 2003, onde quer que esteja Lula, Stuckert está por perto. Ele é o único integrante da equipe presidencial que o acompanhou em todas as viagens internacionais.
Ser fotógrafo oficial da Presidência da República pressupõe registrar formalmente os eventos presidenciais, as atividades cotidianas daquele que ocupa o mais alto cargo executivo do país. Porém, a percepção artística de Ricardo Stuckert e a sensibilidade de seu olhar lhe permitiram ir além das coberturas oficiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário