terça-feira, 5 de março de 2013

Guarda Municipal e manutenção de verbas públicas são discutidas na Câmara


Instituição da guarda municipal; construção de Unidades Básicas de Saúde e a manutenção integral das verbas destinadas ao esporte foram objetos de indicação do vereador Bruno Soares (PP), apresentados na última sessão plenária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada em 26 de fevereiro. De acordo com o autor das propostas está na hora de chamarmos a responsabilidade para nós “fazendo um debate sério sobre as mazelas que afetam o nosso município.
De acordo com a Lei Orgânica do Município, o Governo Municipal teria até 22 de agosto de 2011 para instituir a guarda, uma vez que desde a promulgação da Lei o executivo teria dezoito meses para enviar proposta ao legislativo criando-a. “A lei foi promulgada em 22 de dezembro de 2009 e até hoje nenhum gestor a cumpriu, sabemos que o não cumprimento da legislação pode acarretar uma demanda judicial por omissão do Poder Público, mas nem isso foi suficiente para que a gestão passada a cumprisse”.

Segundo o parlamentar Miquinhas (PT), já foi reservado na Lei Orçamentária recursos para a implantação da guarda, mas nada foi feito. “Sempre debatemos esse tema, mas não houve resposta por parte do governo, vemos roubos em nossa cidade a luz do dia e a guarda municipal com certeza coibiria esse tipo de crime”.

Odilon Rocha (PMDB) enfatiza que já participou de vários debates a respeito disso, “mas não posso deixar de parabenizar pela iniciativa. Já fizemos tantos requerimentos e não fomos ouvidos, é uma necessidade. Esperamos que a atual gestão a concretize”.

Manutenção integral das verbas destinadas ao esporte

Este foi o tema da indicação de N° 06. Segundo o autor da proposta, Bruno Soares, a importância do esporte vai além das medalhas, “ele permite tirar crianças e adolescentes de situação de risco social. “Muitas crianças estão expostas à violência, ao uso de drogas e um conjunto de experiência que impedem o pleno desenvolvimento”.
Euzébio Rodrigues (PT) lembrou que quando se fala em modalidade esportiva não se pode pensar apenas em futebol, “outras modalidades praticadas no município, como o Karatê, já são referência mundial”.
Segundo Arenes (PT) é louvável quando se reporta as classes esportivas. “Ao invés de propormos cortes devemos aumentar as verbas, me preocupo com um possível corte. Quando reduzimos as verbas em ações prioritárias reduzimos a chance de um desenvolvimento social. Tenho certeza que o nosso prefeito irá repensar esse corte, nosso município não permite mais que a gente regrida.
De acordo com Odilon, o legislativo já alocou recursos no orçamento para o esporte e agora não é viável retirá-lo. “Conhecemos a proposta dessa garotada e desses estrutores. Sou admirador do trabalho de vocês e estou solicito a essa causa”.
Miquinha ressaltou que é preciso investir mais na juventude, no esporte “temos que buscar
alternativas para melhorar essa verba, creio que o prefeito não irá fazer cortes”.
Construção de Unidades Básicas de Saúde
Nos bairros Cidade Jardim, Residencial Amazônia, Nova Carajás, Bairro dos Minérios e Caetanópolis, também foi objeto de indicação de Bruno Soares. As UBS se construídas irão atender cerca de 100 mil pessoas do referidos bairros. “A construção das unidades irá desafogar o hospital municipal”.Rosiere Morais/Ascom/CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário