quarta-feira, 13 de março de 2013

Câmara comemora “Dia Internacional da Mulher” com café da manhã para servidoras


Servidoras da Câmara Municipal


“O mundo é feito/ por diversos tipos de mulheres... Todas especiais... Porque lutam todos os dias para fazer do mundo um lugar melhor para se viver”. Este é um dos trechos do poema de Bete Angelim que foi lido na abertura do “Café com os vereadores” promovido pela Câmara Municipal de Parauapebas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Em um clima de descontração, as servidoras compareceram ao evento, realizado no “Plenarinho” do novo prédio do legislativo, e receberam os parabéns dos vereadores. O presidente da Casa de Leis, Professor Josineto Feitosa (PSDC) ressaltou que o encontro era uma maneira singela de reconhecer as conquistas das mulheres. “A importância das mulheres na história e na construção da sociedade não pode ser medida”.

Eliene Soares (PT) destacou que ser mulher não é fácil, mas se tivesse que vir ao mundo em outra vida, optaria por ser mulher novamente. “Somos profissionais, mães, donas de casas e ainda temos que estar arrumadas e ser sábias para edificar a nossa casa. A nossa luta é grande, mas hoje eu tenho o privilégio de representar todas as mulheres do nosso município e vou lutar para fazer o melhor pelas mulheres”.
Representando também a bancada feminina da Câmara, Irmã Luzinete (PV) parabenizou as mulheres, não só pelo dia 8 de março, mas pelos desafios que todas tem enfrentado. “Nós temos lutado para ter nossa independência, mas ainda há muita desigualdade e violência, por isso a necessidade de promover projetos sociais. Ser mulher é ser amor e ser amada. É entender a outra e dá as mãos quando precisarmos uma da outra.”

Entre lágrimas, Major da Mactra (PSDB) emocionou a todos ao relatar os maus tratos que sua mãe sofreu, praticados pelo pai, quando ele ainda era criança. Situação que o marcou profundamente e fez dele um defensor das mulheres no combate a violência. “Ainda criança eu prometi que nunca tocaria um dedo em uma mulher. Acham que sou durão, mas a verdade é que eu não gosto das coisas erradas. Não tenham medo de denunciar os irresponsáveis que maltratarem vocês. Eu não aceito nenhum tipo de violência contra a mulher e estou a disposição, quem precisar de ajuda pode me procurar”.
Em nome da mãe também, Maridé (PSC) parabenizou todas as mulheres. “Eu admiro cada mulher, porque na verdade vocês não são fracas, são muito fortes. Não é por acaso que Deus atribuiu só a vocês a capacidade de carregar uma criança por nove meses”. João do Feijão (PP) também atribuiu a mãe tudo que conquistou. “É a pessoa que nos cria, que nos dá forças para enfrentar as batalhas da vida, tudo que vencemos devemos a ela”.

Israel Pereira – Miquinha (PT) ressaltou a importância do dia 8 de março. “É um dia especial, um marco na luta das mulheres para conquistar direitos”.
Arenes (PT) relatou que é um homem privilegiado, pois vive cercado por mulheres no dia a dia, a esposa e as cinco filhas. “Temos muito o que comemorar, mas a luta continua. É preciso que vocês avancem ainda mais. Nosso parlamento abraça cada uma nessa data especial.”
A cozinheira Antônia da Silva Vale, que trabalha na Câmara há 12 anos foi convidada para compor a mesa durante a cerimônia, representando todas as servidoras da Casa. “Eu fiquei muito feliz com a homenagem. Isso nunca tinha acontecido na minha vida, me senti uma autoridade”, relatou feliz e emocionada.
A assessora parlamentar, Francisca Gomes Sarmento, aprovou a comemoração. “A Câmara deve promover mais eventos assim, é uma ótima maneira de integrar os servidores. Como mulher, me senti reconhecida e até me emocionei com o discurso dos vereadores. Eu, como típica mulher brasileira que sou, me considero uma vencedora, pois sou avó, mãe, esposa e ainda trabalho fora”.
Nayara Cristina/Ascom-CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário