quinta-feira, 1 de março de 2012

A partir de hoje 1º de março, o Cartão Nacional do SUS será exigido nos atendimentos ambulatoriais e de emergência

A partir de hoje 1º de março, o Cartão Nacional do SUS será exigido nos atendimentos ambulatoriais e de emergência. A obrigatoriedade foi estabelecida em portaria do Ministério da Saúde e vigorará em todo o País.

A medida tem como finalidade a criação de um banco de dados para identificação dos usuários, incluindo um prontuário com o histórico de cada paciente. Segundo o Ministério da Saúde, com o documento ficará mais fácil dar seqüência ao tratamento, com ganho no restabelecimento da saúde e na promoção da qualidade de vida do usuário do SUS.

Cartão SUS é um documento pessoal, que identifica o usuário do SUS. O Cartão SUS, contêm informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já foram realizados, para quem faz uso de medicamentos, principalmente de alto custo, com ele também poderá agilizar o processo para se beneficiar do atendimento do sistema unico de saúde.
Quando for, em uma unidade de saúde pública é por meio do cartão do SUS do paciente, que ele será atendido e através dele, eles poderão ver todos os seus dados.

Inclusive, todos os prontuários e procedimentos que foram realizados para o paciente, ficam disponíveis na rede do sistema de Saúde, em qualquer parte do País, podendo ser acessado.

O sistema é atualizado sempre, sendo assim, será possível que o médico saiba o que já foi feito com aquele usuário. A integração do Sistema de Saúde é essencial, por que emite um histórico confiável do paciente (importante para o médico), diminui a possibilidade de fraudes, pois quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar pra quem eles foram destinados.
Quem ainda, não possui o Cartão SUS, deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para o cadastro na UBS, é necessário os seguintes documentos: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se tiver) e comprovante de endereço.


O cartão SUS agilizará marcações de consultas e exames, o acesso à medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
CARTÃO DO SUS É DIREITO DE TODO CIDADÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário