quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Palmares Sul comemoram Dia da Consciência Negra



Vereador Miquinha, líder da Palmares Sul e figura marcante nos eventos sociais e culturais
No último dia 19 de novembro foi realizado na Palmares Sul, um evento para festejar o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. A comemoração ocorreu na praça local do mais recente bairro de Parauapebas a população compareceu em peso para acompanhar as apresentações culturais, palestras e também apresentação de Hip-Hop com letras que retratavam a luta do povo negro e incentivavam principalmente as crianças a lutarem sempre pela igualdade, independente de cor ou classe social.

O evento, que já está em sua segunda edição, tem objetivo de mostrar para crianças e adolescentes a realidade dos negros no passado e como ocorreu a libertação dos escravos e lembrar a toda população da Palmares Sul que o derivado do nome da antiga vila, que hoje é um bairro de Parauapebas tem ligação com o feriadodo dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O vereador Israel Pereira Barros, um dos idealizadores do evento, considera o feriado uma representação importante para Palmares, devido o nome do local ter sido derivado desta data importante que marcou a vida dos escravos e do povo negro que por anos foram mau tratados e humilhados e ao longo da história os negros lutaram para defender seus direitos. Em 1871, a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
Natan Azevedo, juntamente com o grupo GUCC, Grupo União Campo e Cidade e alunos da escola Paulo freire, que organizaram as apresentações culturais e animaram a Palmares Sul durante o acontecimento do evento, obtiveram a certeza que um bom trabalho foi realizado e certamente conseguiram alcançar o objetivo tanto cultural como também o social, e ainda garante que edição do ano que vem será melhor.


Grupo Dandara fazendo apresentação de capoeira na Palmares Sul


Crianças da escola Paulo Freire participaram das apresentações culturais.

Natan Azevedo trabalhou na organização do evento.


Fonte: http://www.pebasflashesenoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário