terça-feira, 21 de agosto de 2012

Zimmer prestigia evento de cooperativismo e recebe homenagem


Buscar a união de todos para propor uma legislação de incentivo ao cooperativismo no estado do Pará, foi a tônica do discurso do deputado Milton Zimmer, durante a cerimônia alusiva às comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo, realizada na última quinta, 16, em Belém. O evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop), faz parte da programação da ONU, que instituiu 2012 como o Ano Internacional.
Várias personalidades, políticos e entidades foram homenageados por prestarem relevantes serviços ao setor. As cooperativas Camta, Coade e o secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa e o deputado Milton Zimmer também receberam homenagens.           
Para o parlamentar, o cooperativismo é fundamental para incrementar a economia local ou de um grupo. “Em alguns municípios pequenos as cooperativas são as principais fontes econômicas, gerando emprego e renda e melhores condições de vida aos seus membros”, afirma.
Na década de 90, Zimmer ajudou a implantar e a organizar várias cooperativas na região de Carajás, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
De acordo com o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, há registros no Brasil de 7 mil cooperativas, sendo que em todo o mundo existem cerca de 1 bilhão.  “As cooperativas se fortalecem porque une vários grupos e profissionais competentes que se destacam no mercado globalizado”, destaca Freitas. 
No Pará, o setor registra 264 cooperativas, gerando 2.600 empregos diretos com mais de 100 mil cooperados. 
“Para a formação de uma cooperativa e seu funcionamento é necessário que os proponentes tenham interesse em trabalhar e ter projetos específicos e ainda concordar com a forma de remuneração destinada aos cooperados”, informa o presidente.
A cultura de cooperativismo no país ainda não é considerada muito forte, porque a cultura está associada a história de individualismo do Brasil,  por meio da colonização portuguesa. 
Mara Barcellos (assessora de imprensa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário