terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Zimmer critica governo do Estado por suspender provas da UEPA em Parauapebas e pede providências para o caso

Deputado Milton Zimmer PT
A decisão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em suspender a realização das provas do vestibular da Universidade Estadual do Pará (UEPA) programadas para acontecer em dezembro, no município de Parauapebas foi duramente criticada pelo deputado Milton Zimmer (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa (ALEPA). Segundo o parlamentar, o posicionamento da Seduc não foi comunicado com antecedência e muito menos discutido com os representantes da educação do ensino médio da cidade.
“Isso é um afronta aos direitos dos estudantes e mostra claramente a falta de compromisso do novo governo com as políticas educacionais do Estado”, destacou.
De acordo com a nota de repúdio produzida pelo movimento estudantil e entregue ao deputado, com a decisão do atual governo, os alunos terão que se deslocar até a cidade de Marabá, distante a cerca de 160 quilômetros de Parauapebas para poder prestar o concurso. A viajem dura em média duas horas e meia.
Aproximadamente 1.000 alunos do ensino médio deverão realizar as provas do concurso da UEPA em Parauapebas.
No governo petista as provas da instituição de ensino superior eram realizadas na própria cidade, evitando que milhares de alunos tivessem gastos financeiros com transporte e hospedagem, além do cansaço físico e mental provocado pela viagem, o que poderia prejudicar o rendimento dos vestibulandos.
Para Zimmer, o governo estadual segue na contramão do discurso e do desenvolvimento, “enquanto o governo federal aprova a implantação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, conquista do governo passado, o governador Simão Jatene parece não se preocupar com os investimentos em educação no interior do Pará”.
Ao final do discurso, Milton Zimmer solicitou ao governo do estado providências para o caso e ainda informou que vai unir esforços para cobrar da Seduc e UEPA uma nova decisão. “A realização das provas no município é importante para os alunos, principalmente aos mais menos favorecidos economicamente, que terão que sacrificar os seus poucos rendimentos para custear despesas com transporte e hotel”, afirmou.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário