quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Câmara aprova proposta de construção de uma nova sede para o Serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/AIDS




A atual unidade de Atendimento DST/AIDS de Parauapebas encontra-se obsoleta e sem espaço físico suficiente para atender as pessoas que são portadoras do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) ou que possuem alguma doença sexualmente transmissível. A afirmação foi feita pelo vereador Israel Pereira, o Miquinha, do PT, por meio da Indicação 030/2012.

Na proposta, que foi apresentada durante a sessão desta terça-feira, 23, da Câmara Municipal, o parlamentar sugere ao Poder Executivo que construa uma nova unidade para o Serviço de Assistência Especializada em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Graças aos avanços da medicina, o número de mortes dos pacientes com essas enfermidades tem diminuído e os tratamentos tornaram-se menos agressivos, o que tem possibilitado uma melhor qualidade de vida.

Mas, tratando especificamente de Parauapebas, ainda existe a necessidade de melhorar a assistência prestada a esses pacientes. Tendo em vista que o diagnóstico precoce e um tratamento de qualidade são as principais estratégias para redução da mortalidade, o objetivo do SAE é oferecer atendimento realizado por médicos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e odontologos, além de distribuir medicamentos, realizar exames e promover atividades educativas para prevenção e controle.

Miquinha sugeriu que a nova sede do SAE seja construída ao lado do Hospital Municipal. “É o local mais adequado para atender essas pessoas que tanto precisam do poder público”. O parlamentar parabenizou ainda o trabalho do GAPP (Grupo de Apoio às pessoas vivendo com HIV/AIDS e à prevenção).

Adelson Fernandes, do PDT, também parabenizou o GAPP pelas ações e conquistas que tem alcançado. Acrescentou ainda que o local indicado para construção do SAE é ideal, pois ficará em uma área já destinada para a saúde.

Francis Rezende, do PMDB, ressaltou que os vereadores assumiram o compromisso de lutar com GAPP. “A população precisa entender a importância desse serviço, para que passe a valorizar também. Com o SAE, os portadores de HIV vão ter mais qualidade de vida, vão poder praticar atividade física e ter acesso a tratamentos especializados”.

Wolner Wagner, do PSDC, falou da importância de buscar melhorias para as pessoas que convivem com AIDS/HIV. “Só quem sofre com esse problema sabe dizer o quanto é difícil. Infelizmente as pessoas só sabem disso quando tem alguém dentro da família com uma dessas doenças. O SAE é um grande ganho para a população de Parauapebas”.


O presidente da Casa, Zé Alves, do PT, lembrou que o legislativo tem sido atuante na causa dos portadores do DST/AIDS. “Nessa legislatura nós já criamos a Frente Parlamentar DST/AIDS e Hepatites Virais, agora com o SAE teremos a oportunidade de oportunizar os atendimentos, de forma integrada e humanizada”. O vereador acrescentou ainda que a Câmara vai continuar ajudando. “Podem contar conosco, nós vamos garantir através de emenda parlamentar ao orçamento os recursos necessários para que o centro seja construído”.
ASCOM Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário