terça-feira, 22 de maio de 2012

Estradas: sessão especial ouve secretário estadual de transportes

Estradas: sessão especial ouve secretário estadual de transportes

 A situação das estradas e investimentos para melhorar a infraestrutura da malha viária no estado do Pará foi o tema central da sessão especial, realizada no último dia 17, no plenário João Batista, na Assembleia Legislativa. 

Proposta pelos deputados petistas Aírton Faleiro e Zé Maria, a sessão atraiu a atenção de vários deputados, lideranças de municípios e movimentos sociais.
O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Eduardo Carneiro, esteve presente durante toda a sessão e falou das ações programadas pelo governo estadual em atender as demandas para o setor.
Segundo Carneiro, já está disponível recursos da ordem de R$ 200 milhões para a 2ª etapa das obras da Alça Viária; PA 287 (Conceição do Araguaia/Redenção); PA 154 (Trevo Vila União/Camará); PA 127 (Igarapé-Açu/Maracanã); PA 151 (Igarapé-Miri/Rio Meruú);  PA 275 (Eldorado dos Carajás/Curionópolis/Parauapebas); Ponte sobre o Rio Arraia (Conceição do Araguaia/Redenção); Ponte sobre o Rio Curuá (PA 254); Ponte sobre o Rio Mojuzinho (Goianésia/Tucuruí) e Ponte do Rio Guamá (Capitão Poço/Boca Nova).
Milton Zimmer e outros deputados presentes questionaram sobre a situação das estradas em outras regiões que não foram citadas para receber investimentos da Setran. Mas Carneiro garantiu que o governo vai investir em obras de asfaltamento, manutenção e construção de pontes de concreto.
Para Zimmer, a manutenção das estradas é necessária para manter a trafegabilidade e o desenvolvimento do Estado. “ A PA 275 está intrafegável e muitas vidas estão sendo ceifadas por conta dos imensos buracos e má sinalização”, destaca.  
O deputado Faleiro informou que nos próximos dias apresentará um projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Apoio às Vias Rodoviárias, onde será  estabelecida uma taxa de contribuição para que os municípios e empresas privadas possam colaborar  com o Estado na conservação e manutenção das vias.
Por Assessoria do Deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário