sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comissão de Direitos Humanos conhece a realidade dos índios de Parauapebas



As aldeias indígenas localizadas na Floresta Nacional do Tapirapé, a 400KM da região urbana de Parauapebas receberam nesta quinta-feira, 28, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. A área pertence ao 10º distrito do município e atualmente vivem no local cerca de 1600 índios da etnia Xikrin, os Kateté, Djudjê-Ko e Odjã. A Comissão composta pelos vereadores Israel Pereira, Miquinha (PT), Ivanaldo Braz (SDD) e Maridé Gomes (PSC) ouviu atentamente as reivindicações dos índios e verificou as demandas de cada aldeia.

Uma comitiva, que contou com a presença do coordenador de relações indígenas do município, Girlan Pereira, da assistente social Cândida Delamarques, do diretor da educação escolar indígena, Antônio Jacinto, do auditor do serviço de avaliação em saúde, Vitor Vales e do responsável pela coordenação dos postos da zona rural, Romilson Rodrigues, verificou de perto as necessidades dos índios junto com os parlamentares.

A visita foi um compromisso firmado pela Comissão de Direitos Humanos no final de setembro, na ocasião os índios procuraram os vereadores e pediram ajuda para resolver os problemas da falta de estrutura da Casa de Apoio e de assistência nas aldeias. Na época o guerreiro Oyri Xikrin contou que “faltavam medicamentos, médicos e enfermeiros. Alguns índios que vão fazer tratamento, não tem lugar para dormir, e há casos onde não existe nem transporte para sair da aldeia”.

Ao receber essa denúncia a Comissão foi à Casa de Apoio ao Índio, que está localizada na Serra de Carajás, onde os indígenas recebem tratamento médico. Ao constatarem a calamidade em que o local se encontrava, os vereadores solicitaram por meio de indicação ao Poder Executivo que fosse firmado um convênio para fornecimento de combustíveis e alimentos. 

Já nas aldeias os vereadores verificaram que ainda faltam medicamentos nos postos de saúde, que precisam urgentemente de reforma, já que o espaço é pequeno e com baixa estrutura. O transporte também tem sido realizado de forma irregular, foi possível encontrar índios andando em carrocerias de caminhonetes e caminhões para executar os serviços de rotina e a compra e venda de alimentos na cidade, colocando assim as próprias vidas em risco. Outro problema detectado foi a falta de uma pista 
de pouso, necessária para a retirada de enfermos em situação de emergência, já que as aldeias ficam em local de difícil acesso. 

Durante a visita nesta quinta, o caciques Kukoipati Xikrin, da aldeia Kateté, explicou que após pedir apoio aos parlamentares as mudanças começaram a acontecer. “A nossa condição melhorou, mas muitas medidas ainda precisam ser tomadas urgentemente. Minha cobrança aqui na aldeia é muito grande e por isso preciso que hajam novas perspectivas para o próximo ano”, contou o cacique.

Entre as reivindicações apresentadas pelos índios estavam a reforma e ampliação das casas, o tratamento de água, a duplicação da estrada de acesso as aldeias, abertura de poços artesianos e emissão dos documentos.

Para o presidente da Comissão, vereador Israel Pereira, o Miquinha, as melhorias serão asseguradas aos índios. “Estamos formulando uma emenda para incluir no Plano Plurianual de Aplicação (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) a previsão de recursos para atender as necessidades das aldeias. Como não temos o poder de executar, vamos garantir por meio dos recursos que os benefícios sejam garantidos a vocês”, explicou.

Para o vereador Braz o poder público tem a obrigação de garantir aos indígenas uma condição de sobrevivência digna. “Vamos lutar para executar as necessidades prioritárias urgentemente. Nós viemos aqui assumir esse compromisso. Ver a realidade de vocês nos leva a ter mais pressa em solucionar os problemas estruturais da aldeia”, assegurou.

O vereador Maridé também firmou o compromisso pela causa indígena. “Todos somos seres humanos, temos necessidades. A mesma mão que se estende para o homem da cidade deve chegar ao morador do campo”, finalizou. Josiane Quintino/Ascom CMP

Vereador Miquinha busca melhorias para Zona rural


Na manhã de hoje o vereador Israel Pereira Barros (PT), esteve reunido em seu gabinete da Palmares Sul, com os vereadores Ivanaldo Braz (SDD), Luzinete (PV), Pavão (SDD), e Maridé (PSC). Onde foi discutido como assunto principal a melhoria nas pontes das estradas da Zona Rural.
“Juntaremos forças para cobrar a SEMOB, não podemos mais aceitar tantas pontes caídas colocando em risco a vida do homem do campo”. Concluiu Miquinha.

Presidentes estaduais do PT participam de reunião na segunda-feira


 Na próxima segunda-feira (2) será realizado, em São Paulo, um encontro entre os presidentes estaduais do PT, que foram eleitos no Processo de Eleições Diretas 2013 (PED).

O encontro contará com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O tema da pauta será as eleições de 2014.
Encontro está marcado para começar às 14 horas no Hotel Mercure / Sofitel (rua Sena Madureira, nº 1355, Vila Clementino, Ibirapuera).
(Gabinete da Presidência do PT)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas se reune para averiguar denúncias

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Parauapebas, composta pelos vereadores Israel Pereira Barros, Miquinha (PT), Maridé Gomes (PSC) e Ivanaldo Braz (SDD), se reuniu esta manhã para averiguar denúncias enviadas pela comunidade à Câmara. Dentre as denúncias está o mau atendimento no hospital municipal, caso que está sendo averiguado pelos parlamentares. Nesta quinta-feira, 28, a Comissão de Direitos Humanos visitará a aldeia Xikrin Cateté para verificar as mudanças a serem realizadas na aldeia que encontra-se, de acordo com os indígenas, em péssimas condições.
Fonte: CMP

Servidores de Parauapebas recebem Curso de Comunicação

Foi realizado nos dias 25 e 26 de Novembro, no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, um curso de capacitação para servidores públicos. 
O curso foi ministrado pela mestre em Comunicação, Áurea Borges, graduada em Jornalismo e especialista em Sociologia, e teve com o tema "O desafio da comunicação nas instituições públicas". 
O curso contou também com a presença de alguns vereadores e assessores do legislativo.
“Muito bom saber que o Legislativo preocupasse com a capacitação de seus servidores, é um belo trabalho que deve servir de exemplo também ao executivo. Parabéns pela belo trabalho!” Concluiu Vereador Miquinha que também participou do treinamento.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Debate sobre a Consciência Negra na Palmares Sul

Na ultima sexta feira, 22, o Grupo União Campo e Cidade (GUCC) realizou um debate sobre a Consciência Negra, na Praça da Palmares Sul. 
Uma exposição aberta para toda a comunidade, valorizando sempre a cultura e costumes sobre a Consciência Negra.




Milton Zimmer é eleito presidente do PT estadual

Com 8909, Companheiro Milton Zimmer foi eleito nosso novo Presidente estadual do PT. Obrigado a todos que deram um voto de confiança.

Parabéns companheiro, por mais essa vitória!


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vereador Miquinha fala sobre o desrespeito do executivo com a população carente


Na ultima sessão realizada na câmara municipal de Parauapebas, o vereador Miquinha usou as considerações para relembrar a importância do dia da consciência Negra. Miquinha aproveitou a oportunidade e informou a todos sobre a palestra que acontecerá na Palmares Sul, Sexta feira, as 19h00minh.

Miquinha se mostrou insatisfeito com a agricultura de nosso município.
“A agricultura de nosso município depois que aumentou o recurso ficou apenas no CENSO. Quase 35 milhões para o censo e não conheço ninguém de meu assentamento que tenha sido beneficiado pelo censo.” Afirmou Miquinha.

Miquinha ainda falou sobre a escancarada lavagem de dinheiro realizada pala Secretaria de Urbanismo. 
“O único trabalho da SEMURB que vemos em nosso município é a pintura de meio fio no centro da cidade. Enquanto as máquinas estão trabalhando em ruas de empresários, o povo que passa necessidade está abandonado sem infra-estruturar e sem asfalto.” 

Para finalizar, o vereador falou sobre a triste situação do HMP.
“Tive a infelicidade de passar nove dias em um inferno chamado Hospital Municipal de Parauapebas, local onde recentemente perdi minha sogra e mais quatro companheiros.“

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vereadores participam de Seminário sobre combate a exploração de crianças e adolescentes


Aconteceu na manhã desta terça-feira,19, no “Plenarinho” da Câmara Municipal de Parauapebas um seminário sobre combate a exploração de menores com o tema “A rede de atendimento e proteção social e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes de Parauapebas”. O auditório da Casa de leis ficou lotado com a presença de representantes da sociedade, das instituições públicas e privadas que lutam para vencer a violência sexual infanto-juvenil no município.

A violência sexual, física e psicológica,contra crianças e adolescentes é crime previsto no código penal brasileiro. O abuso sexual além de comprometer o desenvolvimento físico e psicológico das crianças vitimadas pode causar danos sérios no futuro dessas crianças e adolescentes, que tiveram o direito de despertar a sexualidade de maneira sadia negado.

O presidente da Casa de Leis, Josineto Feitosa (SDD), falou que quando foi diretor da escola Farunk Salem vivenciou mais de perto essa realidade de exploração e abuso sexual das crianças e adolescentes da cidade. Além disso, ressaltou que denunciar a violência infanto-juvenil é um compromisso de todos “Todos nós temos que ter responsabilidade. Nosso dever não é maior nem menor que do outro”, afirmou o vereador. A vice-prefeita, Ângela Pereira, também concorda com o pensamento do parlamentar Josineto “A lei é clara, ela ampara a criança e o adolescente. É nosso dever cuidar delas, é meu dever, é dever de toda sociedade”.

Estiveram presentes no evento os vereadores Maridé Gomes (PSC) e Israel Barros, Miquinha (PT), além do representante do Poder Judiciário, Líbio Moura; da gerente geral de relações intersetoriais da Vale, Andreia Rabetim; do secretário adjunto da SEMAS, Josenilson Gomes; do coordenado do Conselho do direito da crianças e adolescentes de Parauapebas (COMDCAP), Aldo Nonato; do coordenador do Conselho tutelar, Oseias Leão; e o secretário de meio ambiente, Zoênio Santos. 
ASCOM PMP

Luz para Todos completa 10 anos com 15 milhões de pessoas beneficiadas

O Luz para Todos, inciado pelo ex-presidente Lula em 2003, e expandido agora pela presidenta Dilma, já recebeu R$ 20 bilhões em recursos. Com isso, conseguiu levar energia elétrica para mais de 3 milhões de famílias que vivem nas comunidades mais afastadas do Brasil. Agora, o desafio é levar luz elétrica para 280 mil famílias que ainda vivem na escuridão. O Programa também permite que as pessoas comprem eletrodomésticos, movimentando a economia, e gerando emprego e renda. Além de levar qualidade de vida aos mais pobres. Estes são alguns dos motivos da força do PT nas camadas populares

Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra


A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Amanhã no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vereador Miquinha reuni com filiados do partido dos trabalhadores

Ontem à noite participei de uma importante reunião na Palmares, com companheiros filiados no Partido dos Trabalhadores. 
Na reunião apresentamos nossos candidatos à presidência Municipal e Estadual do processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores. Em seguida houve um rápido debate onde foram apresentadas as propostas dos nossos candidatos que irão dirigir o Partido nos próximos quatro anos.

É isso ai companheiros, dia 10 de novembro é Tadeu 520 e Milton 381.




Vereador Miquinha reuni com representantes da vale em seu gabinete

Na última segunda, (04), o vereador Miquinha esteve reunido em seu gabinete com representantes da Vale, que haviam solicitado a reunião para dar explicações sobre a demora no inicio das obras de duplicação da Faruk Salmen.


“Continuaremos na luta, cobrando o inicio da obra, quanto mais tempo passa, mais vidas são perdidas na rodovia Faruk salmen.”

Miquinha apoia torneio de futebol no Valentim Serra

No ultimo Domingo, Miquinha esteve dando um apoio à comunidade do Valentim Serra, na realização do 3º Torneio do Assentamento Valentim Serra.

"Sempre apoiei o esporte na zona rural, é motivo de muita alegria poder apoiar um evento em uma comunidade tão alegre." Concluiu Miquinha.



Vereador Miquinha reúne com moradors do Cedere I

Na ultima Sexta, (01), o vereador estive no gabinete da Palmares, reunido com os moradores representantes da vila Cedere, juntamente com o vice presidente da associação de moradores do Cedere. Onde ocorreu um debate sobre a regularização da vila e a entrega do titulo definitivo para os moradores.

“Fiz um compromisso com os moradores desta vila, acompanharei de perto e darei meu total apoio para que aconteça a regularização do Cedere I.”