sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em 4 anos, Dilma gera mais empregos do que FHC em dois mandatos

Ao se aproximar do final do seu primeiro mandato, a presidenta Dilma Rousseff mostra que um dos sucessos do seu governo é a geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho divulgados na terça-feira (24) revelam que em quase quatro de mandato o governo Dilma gerou 5.052.710 empregos formais. A comparação com os oito anos do governo neoliberal de FHC (1999-2002), que criou 5.016.672 empregos, é inevitável porque confirma a supremacia do governo da presidenta Dilma e aliados nesse quesito.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Vicenteinho (PT-SP), os governos Lula-Dilma inverteram a lógica do neoliberalismo e esse diferencial é verificado na geração de empregos. “Enquanto nos oito anos do governo PSDB/DEM os brasileiros foram submetidos a uma sistemática política de arrocho salarial e desemprego, a partir de Lula e com a continuidade do governo Dilma a realidade mudou”, considerou Vicentinho.

O líder petista lembrou que a somatória dos oito anos do governo Lula com os quatro da presidenta Dilma, resultaram em 20 milhões de empregos formais gerados no País. Nessa mesma linha, ele apontou que enquanto o governo Lula, em oito anos criou 14.725.039 empregos, com uma média de 1,8 milhão de postos de trabalho por ano, FHC no seu governo gerou uma  média de 627 mil/ano.

Ainda, segundo os dados do Caged (que registra a média de empregos gerados mensalmente no Brasil), no período de janeiro de 2011 a maio de 2014 houve um crescimento de 11, 47%. O que representa uma média mensal de geração de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo o Ministério do Trabalho, a geração de mais de cinco milhões de empregos no Governo Dilma apontados pelo Caged resulta da expansão de vários setores de atividades econômicas do País. Entre eles, destacam-se os setores de Serviços (+2.554.078 postos), Comércio (+1.140.983 postos), Construção Civil (+580.023 postos) e da Indústria de Transformação com saldo positivo de 510.544 postos criados.

“Nós atingimos cinco milhões de empregos no atual governo e vamos continuar gerando novos postos de trabalho. Mantivemos uma ótima média mensal de 123 mil empregos. Mesmo com a falta de empregos no mundo, o Brasil continua sua trajetória positiva de geração de postos de trabalho”, ressaltou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-presidente do PT,  os mais de cinco milhões de empregos gerados no governo do PT e aliados,  desconstroem o pessimismo da oposição. Para ele, enquanto os oposicionistas veem na criação de emprego e renda um “problema”, o PT inverte essa lógica criando mais empregos e colocando o País como referência no cenário mundial.

“Esses números são resultado da boa política implementada pelo governo da presidenta Dilma. É a política da geração emprego com carteira assinada, dos programas sociais e de investimentos estruturantes. Essa é a marca que circula pelo mundo e faz do Brasil o porto seguro no desenvolvimento e na atração de investidores nacionais e internacionais”, avaliou Guimarães.

Maio – No mês de maio foram gerados 58.836 empregos formais, um crescimento de 0,14% em relação ao estoque do mês anterior. O aumento mantém a trajetória de expansão, com um total de 1.849.591 admissões no mês e os desligamentos atingindo 1.790.755, o que resultou no resultado positivo no mês, sendo o segundo e o maior montante registrado para o período, respectivamente, o que denota a capacidade da economia de manter o número de contratações em patamar expressivo a despeito do número de desligamentos.

Do PT na Câmara

Câmara aprova leis voltadas para garantir a proteção de crianças e adolescentes

Três importantes projetos, de autoria do Poder Executivo Municipal, voltados para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, foram aprovados na última terça-feira, 24, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas.

As propostas referem-se ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDCAO) e o Conselho Tutelar do município, que foram instituídos por meio de uma única municipal, a Nº1.519, de dezembro de 1994. Passados 19 anos, essa norma tornou-se defasada e obsoleta, devido a crescente demanda da cidade e também as especificidades de cada um desses órgãos. Tal situação resultou na necessidade de atualização e na criação de leis específicas para cada uma dessas instituições. 

O primeiro projeto a ser lido foi o Nº 051/2013, que dispõe sobre o funcionamento e a manutenção do FUMDCAP. Trata-se da regulamentação de um recurso especial, com a finalidade específica de cumprir as atribuições do Conselho de Direitos, do Conselho Tutelar e do Estatuto. A proposta define a receita, a despesa, a destinação e a gestão das verbas.

Entretanto, uma correção foi feita ao texto do Projeto de Lei por meio de uma Emenda Modificativa, elaborada pela Comissão Mista de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, para evitar distorções e ajustar o percentual de repasse orçamentário ao Fundo, já que na matéria constou 4% do orçamento do município, quando deveria ser de 0,4%.

Odilon Rocha (SDD) destacou que a regulamentação deste Fundo é uma garantia de que a verba será destinada especificamente para custear ações que atenderão crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

O segundo foi o Projeto de Lei Nº052/2014, que trata da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, bem como, sobre a organização, funcionamento, composição, atribuições, além dos direitos e deveres dos membros do COMDCAP.

O Conselho é um órgão consultivo, normativo e deliberativo, responsável pela elaboração das diretrizes da política de atendimento a população infanto juvenil, por meio do acompanhamento, controle social, avaliação dos programas e ações desenvolvidas. 

O outro Projeto de Lei foi o Nº053/2014, que consolida as disposições atinentes a organização do Conselho Tutelar do município, órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, composto por cinco membros titulares, para um mandato de quatro anos. A proposta detalha a criação, manutenção, funcionamento, autonomia, princípios, além dos direitos e deveres dos conselheiros.

Nesta proposta, fica autorizada ainda a criação do segundo Conselho Tutelar de Parauapebas, devendo o Poder Executivo, juntamente com o COMDCAP, implantá-lo no prazo máximo de seis meses, contados a partir da publicação dessa lei.

Na justificativa da matéria, o prefeito Valmir Mariano destacou a importância do Conselho Tutelar como instrumento do sistema de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. Argumentou ainda que a cidade precisa urgentemente de mais um Conselho, pois o contingente populacional de Parauapebas se avoluma a cada dia, aumentando também as demandas por serviços públicos em diversas áreas e ainda das políticas voltadas para a população infanto juvenil. “Toda essa infinidade de problemas hoje é enfrentada somente por cinco conselheiros, que tem que se desdobrar para atender as demandas de toda Parauapebas” ressaltou.

O presidente do COMDCAP, Aldo Serra, relatou que a aprovação destes projetos representam uma grande conquista. Segundo ele, desde 2007 o Conselho luta pela regulamentação dessas normas. “Com dois Conselhos Tutelares teremos mais profissionais e uma estrutura mais ampla também, para que os conselheiros atendam com maior celeridade as crianças e os adolescentes”.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) recomenda a criação de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes. 
Os três projetos foram aprovados em segunda discussão e serão encaminhados para sanção do Prefeito.

Nayara Cristina/ASCOM-CMP
Fotos – Anderson Souza r Orion Lima

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Imprensa internacional elogia Copa no Brasil

Há  alguns meses o Brasil é foco dos olhares do mundo todo. Todos aguardavam com grande expectativa a realização da Copa do Mundo no País. Muitas foram as críticas feitas à organização do evento por parte da mídia nacional e internacional.

Iniciado o Mundial, entretanto, a história é outra. O País recebeu centenas de jornalistas de diversas parte do mundo e as notícias divulgadas pelo mundo, que antes carregavam apreensão e desconfiança, hoje reportam elogios à população e à organização do torneio.

Um bom exemplo disso dá reportagem publicada, neste domingo (22), pelo jornal norte-americano The New York Times. Nele, a Capital Federal é apresentada como importante impulso do Brasil na modernidade. Na matéria há muitos elogios a organização e à beleza da cidade

No texto, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto das principais edificações da cidade, considerada a vitrine do modernismo brasileiro, foi citado como o “Pelé da arquitetura”. Os jornalistas americanos também não se esqueceram de citar a nova edificação da Capital: o Estádio Nacional Mané Garrincha.

“É enorme do lado de fora e quase aconchegante por dentro”, disse a reportagem.

Na semana passada, o maior periódico da Espanha, o El País, publicou matéria na qual ressaltava o bom funcionamento do transporte público. Os serviços dos aeroportos também foram elogiados, assim como a alegria e cordialidade do torcedor brasileiro.

A rede de comunicação portuguesa RTP destacou o grande legado da Copa no Brasil e comparou o evento com a realização da Eurocopa, que aconteceu em Portugal em 2004. “A Euro de 2004 serviu de exemplo para as autoridades. Tudo o que se pensava que correria mal, correu bem até agora”, afirmou o correspondente António Esteves.

Da Inglaterra, o canal Eurosport, do portal Yahoo, levou para o mundo o que muitos já dizem por aqui: que esta será a melhor copa da história.

“A Copa deste ano no Brasil tem o potencial de eclipsar as outras Copas memoráveis”, diz a matéria.

“Esqueça os campos de futebol das escolas públicas na Inglaterra, o Brasil é o lar espiritual real deste esporte. Se você não pode se animar com a Copa do Mundo no Brasil você precisa verificar seu pulso”, diz um trecho do texto.

Por Flávia Umpierre

Reunião com representntes da A.S (PT) na Palmares




Reunião muito boa realizada sexta feira com Deputado Milton Zimmer e companheiros da A.S na Palmares Sul.

Executivo Municipal será obrigado a comunicar a publicação de leis e decretos ao Legislativo


Foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de lei Nº 035/2014 que dispõe sobre a obrigação do Poder Executivo Municipal de encaminhar mensalmente à Câmara de Vereadores cópia da publicação das leis e decretos municipais. A proposta é de autoria de Israel Pereira, o Miquinha (PT).
Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que “a grande maioria dos projetos de lei aprovados e encaminhados para a sanção do chefe do Executivo são numerados e publicados por lá e não retornam nem em cópias para a Câmara Municipal. O mesmo acontece com os decretos. Isso dificulta e muitas vezes até impossibilita o trabalho do vereador de fiscalizar”. Miquinha citou um exemplo simples, do quanto a falta de informações prejudica o trabalho dos parlamentares. “Várias solicitações que eu fiz não foram aceitas porque destinei a um secretário e chegando lá tinha outro, havia mudado de gestor. A Câmara tem que ser informada dessas trocas”.
Miquinha ressaltou ainda que cabe a Câmara Municipal a tarefa de organizar e arquivar as leis e os decretos municipais, disponibilizando-os para consulta de toda a população, tanto internamente por meio da Procuradoria Geral Legislativa, quanto pela internet no portal específico da Casa de Leis,

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Deputado Milton Zimmer vai concorrer à Câmara Federal


Após uma longa reunião, realizada ontem (23/06) em Marabá, entre a Assessoria do deputado Beto Faro e a Assessoria do deputado Milton Zimmer, "o martelo foi batido": MILTON ZIMMER vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal nas eleições de outubro.

A reunião de Marabá analisou cuidadosamente os prós e os contras da referida decisão e concluiu que se faz necessário e é imprescindível que a Região do Sul e Sudeste do Pará conte com uma candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, já nas eleições de outubro próximo, visando fortalecer as lutas pelo desenvolvimento sócio-econômico da região.

"As potencialidades e as possibilidades para uma vitória eleitoral à Câmara Federal de um candidato próprio da região, pelo PT, existem e são palpáveis", afirmou Milton Zimmer, em determinado momento da reunião. "Temos que dizer para nós mesmos nesse momento, se temos vontade política suficiente para abraçar esta causa. Eu digo que estou disposto e confiante", concluiu.

Tomada a decisão local, os Assessores do deputado federal Beto Faro, presentes na reunião, comunicaram a disposição do deputado Beto, de apoiar decisivamente a iniciativa da região, em lançar a candidatura de Milton Zimmer a deputado federal.

A reunião de Marabá foi concluída com um planejamento das atividades a serem implementadas de imediato, no sentido de concretizar a decisão tomada. Depois disso, o grupo saboreou a vitória do Brasil, na COPA DAS COPAS, por 4 X 1, sobre a já eliminada Seleção de Camarões.
Fonte: Blog Beto Faro: (Pedro Peloso)

Vereador Miquinha visita morro do bairro Betânia

 
"Na ultima sexta feira, (20), recebemos em nosso gabinete o Sr. Jose da Silva Dias, presidente da associação dos moradores do bairro Betânia, na parte mais alta (morro). Parte essa onde o governo municipal e Estadual não entra com infra estrutura, ruas sem condições de acesso, segurança não chega la, coleta de resíduos não existe, água só com caminhões pipa, iluminação pública zero, tudo e feito clandestino, os moradores não se negam a pagar a conta de energia, mais a Rede Celpa, la não aparece para cadastrar as pessoas que moram na comunidade é precisam ter uma simples conta de energia em seu nome. Além da insegurança o bairro tem ficado cada dia mais violento com as ruas totalmente as escuras.

Visitamos essa comunidade junto com nossa equipe, e vamos levar essa demanda ao governo Municipal, para tomar as providências sobre as matérias relevante ao governo, e cobrar do governo do estado, o que é de sua responsabilidade, através do nosso companheiro Deputado Estadual Milton Zimmer."

Abaixo fotos das ruas em estado de abandono no bairro, buracos, mato e nenhuma iluminação e quando chove a situação fica ainda pior







segunda-feira, 23 de junho de 2014

Frejat dia 29 de Junho na Palmares II


Momento Familia


Em meio a correria tirei um tempo para curtir minha família, meus 4 filhos em especial. Uma noite muito boa ao lado deles, comemorando mais um ano de vida do meus Filhos Rodrigo Barros e Pedro Henrique.
Parabéns e que os dois sejam sempre motivo de orgulho para nossa famílias.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Vereador Miquinha retorna de “Encontro Nacional de Parlamentares Municipais na Amazônia”




O vereador Miquinha,retornou no ultimo domingo(01) do “Encontro Nacional de Parlamentares Municipais na Amazônia”,trazendo na bagagem mais conhecimento técnico ,adquirido através do curso que participo na cidade de Santarém-PA,que debatia assuntos nacionais e essencial na vida de um parlamentar como: participação na matriz energética da Amazônia para o desenvolvimento do Brasil; a importância da Amazônia e o papel do poder legislativo brasileiro; fiscalização e improbidade administrativa pública; emenda impositiva no legislativo municipal; o parlamento municipal e as mudanças estruturais do país e Tribunal de Contas – controle externo. “tive a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades que são importantes na vida politica, principalmente para garantir a comunidade um trabalho de qualidade, melhorando assim a minha capacidade profissional e enriquecendo o meu conhecimento ,afinal todos os dias temos que aprender algo novo e compartilhar com a sociedade, ao qual um vereador presta serviço e deve sempre tentar fazer o melhor”expressou o vereador Miquinha.

Vila Valetim Serra completa 15 anos





Durante o último sábado foi comemorado o aniversario de 15 anos,da Vila Valetim Serra,o inicio das comemorações começou logo no período da manhã, com uma cavalgada e logo depois torneio de futebol e para fechar as comemorações um show com a banda kassikó. 

O blog do vereador (Miquinha) parabeniza não somente a vila, mas o povo guerreiro e lutador que escolheram a vila para morar e almeja dias melhores para localidade, com muito sucesso e desenvolvimento social com igualdade para todos.