quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comissão propõe descriminalização das drogas para uso pessoal


 

A comissão de juristas constituída para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (28) a descriminalização de drogas ilícitas para uso pessoal e a criação do crime de bullying, que no texto ficou classificado como "intimidação vexatória".
O anteprojeto do Código Penal deve ser entregue até o final de junho ao Congresso e depois será votado no Senado e na Câmara dos Deputados.
No caso das drogas, o texto aprovado diz que a substância para uso pessoal será assim classificada quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias, conforme definido pela autoridade administrativa de saúde.
Já o bullying, de acordo com o texto, será configurado quando houver intimidação, constrangimento, ameaça, assédio sexual, ofensa, castigo, agressão ou segregação a criança ou adolescente. A pena é de prisão de um a quatro anos e multa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Miquinha demonstra preocupação com educação infantil


MIquinha Apresentou na ultima sessão realizada na Câmara Municipal duas importantes indicações. Na primeira indicou a construção de uma creche no Bairro Casas Populares II.  O Estatuto da Criança e Adolescente de 1990 e a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993 estabelecem e garantem a toda criança de zero a seis anos de idade o direito à Educação Infantil em creches e pré-escolas. O ambiente escolar é mais um espaço de trocas afetivas, através das quais se constroem valores éticos e morais tão importantes para toda nossa sociedade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tendência do PT realiza encontro de lideres

Cerca de 200 filiados da Articulação Socialista do Partido dos Trabalhadores de Parauapebas se reuniram na manhã deste domingo (27) com o objetivo de debater estratégia a serem usadas na campanha dos quatro pré-candidatos que representarão a AS-PT nestas eleições municipais.

A plenária foi realizada nas dependências do Projeto Esperança e os trabalhos foram conduzidos de perto pelo Deputado Estadual Milton Zimmer (PT). Na oportunidade foram apresentados os nomes de Dona Leni, Girlan Pereira da Silva (ex-titular da Coordenadoria Municipal de Juventude) e dos vereadores Miquinha da Palmares e Zé Alves como pré-candidatos e vereador pela AS-PT e o lema que será: “Articulação Socialista – A nossa força é nossa união”.

Presente na reunião, José das Dores Couto (Coutinho), pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de Parauapebas, em seu pronunciamento enfatizou aos presentes a importância de se estar discutindo com antecedência os rumos da campanha das eleições municipais que se aproximam e debater os melhores projetos para beneficiar os munícipes de Parauapebas. “Políticas públicas não são debatidas apenas dentro de gabinetes, precisamos reunir populares, ouvir propostas e só depois elaborarmos um plano de governo que contemple todas as classes, principalmente as menos favorecidas”, destacou Couto que na oportunidade foi bem recebido por membros da Articulação Socialista petista.

Por sua vez, Nilson Dias, atual presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, foi enfático ao dizer em seu pronunciamento que o PT tem sim candidato a prefeito para as próximas eleições municipais e não abrirá mão da sucessão.



Pará é campeão geral do Norte Nordeste de Karatê Educacional


momento da abertura oficial da competio.jpg

O Pará mais uma vez se destacou no cenário das artes marciais. Os caratecas paraenses colocaram o Estado no pódio mais alto. O Pará foi campeão geral do 4º Campeonato Norte Nordeste de Karatê Educacional, que pela primeira vez foi realizado na cidade Parauapebas e contou com participação de cerca de 480 atletas com idade a partir de cinco anos.
 A competição foi realizada no ginásio Poliesportivo, no bairro Beira Rio, nos dias 18, 19 e 20 de maio. O campeonato contou com a participação dos Estados do Pernambuco, Ceará e Pará (sede Parauapebas), que foi representado pelas cidades de Ananindeua, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Belém, Ilha do Marajó, Tailândia, Marabá, e Itupanema.
O campeonato foi promovido pela Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê (CEEBK), que tem como presidente o Sr. Francisco Bezerra e contou com a organização da Liga Esportiva Paraense de Artes Marciais (LEPAM) e apoio foi da Prefeitura, por meio a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A organização também contou com a colaboração do professor Ramos, da Associação Ramos de Karatê.

O Estado do Pará foi grande campeão da competição com várias medalhas conquistadas, num total de 103 de ouro, 105 de prata e 185 de bronze. Em segundo lugar ficou o Estado do Ceará, com 25 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. O terceiro lugar foi levado pelo Estado do Pernambuco, com 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze.  Os caratecas que se destacaram foram: Paulo Vitor (faixa preta) no masculino e Ana Quitéria (faixa verde) no feminino.
 A organização do campeonato estava aguardando participantes dos Estados do Maranhão Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, que não conseguiram chegar ao evento. Segundo o professor Antônio Pereira, organizador do evento, mesmo a desistência de algumas cidades o campeonato foi um grande sucesso. "Graças a Deus o evento correu tudo conforme nos planejamos o campeonato foi bastante disputado e os atletas ficaram satisfeitos com o seus desempenhos no tatame", comemorou Antônio Pereira. O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Anderson Moratorio, também prestigiou o evento e foi agraciado com um certificado de participação e uma medalha de honra pelo professor Antônio Pereira. ( Texto e foto: Carlos Campos) ASCOM

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deputados do Pará que votaram a favor do trabalho escravo



 

  

Os dois principais líderes da campanha pela emancipação do Tapajós e do Carajás, cujo Plebiscito se deu em dezembro passado, votaram ontem (22) contra a Proposta de Emenda Constitucional a PEC) 438/2001, que prevê o confisco de propriedade onde for flagrado trabalhoescravo.

 A matéria estava estacionada, esperando para ser novamente colocada na pauta de votações do Plenário da Casa, desde agosto de 2004, quando foi apreciada pela primera vez.

Como se trata de uma emenda consitucional, a proposta precisa da aprovação de três quintos do total de 513 deputadas e deputados federais. Ao final, 360 votaram a favor da aprovação da proposta, que segue de volta ao Senado, visto que foi modificada na Câmara, ainda no 1° turno. Um total de 29 foram contra e 25 optaram pela abstenção; 99 parlamentares não votaram.

Fonte: blogmanueldutra

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vitória: PT comemora aprovação da PEC que pune trabalho escravo no Brasil



PEC foi aprovada com o placar de 360 votos favoráveis, 29 contra e 25 abstenções.

Com muitos aplausos, carregando a bandeira do Brasil e cantando o Hino Nacional os parlamentares da bancada do PT comemoraram com entusiasmo, ainda no plenário da Câmara, a aprovação, em segundo turno,  da proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01), conhecida como PEC do Trabalho Escravo, na noite desta terça-feira (22).

A PEC foi aprovada com o placar de 360 votos favoráveis, 29 contra e 25 abstenções. A proposta precisava de 308 votos para ser aprovado e agora segue para análise do Senado.
Para o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a aprovação da PEC significa uma vitória do Parlamento e uma demonstração de respeito à vontade da sociedade brasileira. “Ficou claro que a grande maioria dos deputados compreendeu o quanto é fundamental para o Brasil erradicar o trabalho escravo. É uma demonstração ao mundo de que o Brasil não comporta mais nenhum tipo de política que leve ao trabalho análogo à escravidão”, disse.
O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), que comandou intenso trabalho de articulação para a aprovação da proposta, comemorou a aprovação. “Foi uma demonstração de dignidade do Parlamento. O Brasil está no rumo certo no sentido de combater o trabalho escravo ou análogo e acabar com uma injustiça histórica”. O líder ressaltou ainda o placar expressivo de 360 votos favoráveis.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do Governo na Câmara, também elogiou a aprovação. “O trabalho escravo faz tudo aquilo que uma sociedade civilizada condena.  O crime tem de ser combatido com toda a força”, disse.
Regras
A PEC, aprovada em primeiro turno em 2004, determina a expropriação de terras onde for constatada exploração de trabalhadores em condições análogas à de escravidão. As terras serão destinadas à reforma agrária.
A primeira proposta de emenda à Constituição sobre o assunto foi apresentada em 1995, pelo ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), e, nestes 17 anos que o tema está na pauta do Legislativo contou sempre com o apoio incondicional e a luta dos parlamentares do PT.

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão receber auxílio financeiro do governo



A Lei Maria da Penha pode ser alterada. Um projeto que foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados determina que mulheres vítimas de violência doméstica poderão receber auxilio financeiro do governo.
Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), que já foi ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e foi relatora da Lei Maria da Penha, a mudança é importante já que inclui o auxilio financeiro às vítimas de violência doméstica.
“A dependência econômica da vítima faz com que ela retorne à convivência com o agressor por não ter condições de autosustentar-se ou garantir a sustentação de seus filhos e acho muito importante a construção de uma cultura de igualdade”.
O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e se aprovado poderá seguir direto para o Senado.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Estradas: sessão especial ouve secretário estadual de transportes

Estradas: sessão especial ouve secretário estadual de transportes

 A situação das estradas e investimentos para melhorar a infraestrutura da malha viária no estado do Pará foi o tema central da sessão especial, realizada no último dia 17, no plenário João Batista, na Assembleia Legislativa. 

Proposta pelos deputados petistas Aírton Faleiro e Zé Maria, a sessão atraiu a atenção de vários deputados, lideranças de municípios e movimentos sociais.
O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Eduardo Carneiro, esteve presente durante toda a sessão e falou das ações programadas pelo governo estadual em atender as demandas para o setor.
Segundo Carneiro, já está disponível recursos da ordem de R$ 200 milhões para a 2ª etapa das obras da Alça Viária; PA 287 (Conceição do Araguaia/Redenção); PA 154 (Trevo Vila União/Camará); PA 127 (Igarapé-Açu/Maracanã); PA 151 (Igarapé-Miri/Rio Meruú);  PA 275 (Eldorado dos Carajás/Curionópolis/Parauapebas); Ponte sobre o Rio Arraia (Conceição do Araguaia/Redenção); Ponte sobre o Rio Curuá (PA 254); Ponte sobre o Rio Mojuzinho (Goianésia/Tucuruí) e Ponte do Rio Guamá (Capitão Poço/Boca Nova).
Milton Zimmer e outros deputados presentes questionaram sobre a situação das estradas em outras regiões que não foram citadas para receber investimentos da Setran. Mas Carneiro garantiu que o governo vai investir em obras de asfaltamento, manutenção e construção de pontes de concreto.
Para Zimmer, a manutenção das estradas é necessária para manter a trafegabilidade e o desenvolvimento do Estado. “ A PA 275 está intrafegável e muitas vidas estão sendo ceifadas por conta dos imensos buracos e má sinalização”, destaca.  
O deputado Faleiro informou que nos próximos dias apresentará um projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Apoio às Vias Rodoviárias, onde será  estabelecida uma taxa de contribuição para que os municípios e empresas privadas possam colaborar  com o Estado na conservação e manutenção das vias.
Por Assessoria do Deputado.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Miquinha marca presença na 16ª edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs)


Miquinha marca presença na 16ª edição dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs)


Os JIPs 2012 acontecem de 10 de maio a 3 de junho, todos os sábados e domingos, nas quadras das escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim, Novo Horizonte, Marluce Massariol e Plácido de Castro. As modalidades disputadas na competição são futsal, handebol, voleibol, basquete, xadrez e tênis de mesa.

Poema enviado por lider do MST para Miquinha



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Câmara aprova Projeto de Lei que aumenta para 15 o número de vereadores da próxima legislatura em Parauapebas

 Aprovado em primeira discussão a proposta de Emenda à Lei Orgânica N°001/2012 que prevê aumento do número de vereadores de 11 para 15 em Parauapebas. O projeto foi votado na última terça-feira, 15, em sessão ordinária. A Emenda é de autoria da Mesa Diretora da Casa, e está de acordo com os preceitos da Constituição Federal, que por meio da Emenda N°58/2009, delegou aos municípios a competência para definir a quantidade de parlamentares, desde que seja respeitado o limite máximo para cada faixa de habitantes.
Uma Emenda de autoria do vereador Adelson Fernandes solicitava a mesa diretora que o número de vereadores fosse fixado em 17. Mas foi rejeitada, pois não cumpria os ritos regimentais, uma vez que pedia a alteração do artigo 29-A, que trata sobre o aumento do duodécimo. Segundo o vereador Odilon Rocha, a Câmara não tem competência para alterar o referido artigo, já que ele está previsto na constituição “somente o Senado e a Câmara dos Deputados podem alterar o referido artigo, a nós só nos é permitido alterar o artigo 29, que dispõe sobre o número de vereadores”.
A emenda em questão não cumpria ainda um preceito do artigo 38 do regimento interno da Câmara que diz que qualquer emenda legislativa deve vim acompanhada da assinatura de no mínimo 1/3 dos vereadores, ou seja quatro, e a emenda em questão só possuía duas assinaturas.
Adelson disse que um número maior de vereadores aumentaria a participação partidária. “Quanto menor o número de vereadores maiores as chances dos grandes partidos elegerem vereadores. Estão votando pensando na individualidade, pensando em dividir o bolo pra menos pessoas, pensando que esses vereadores aprovem as contas do prefeito no próximo ano, se não colocariam um número maior para que os partidos tivessem maior representatividade, para que não tenham apenas dois ou três partidos representados”.
O vereador Odilon Rocha, lembrou que se os partido pequenos não elegessem vereador não teriam sete partidos representados hoje na Câmara. “Hoje os partidos podem coligar e vários partidos pequenos coligados se tornam grandes”, o vereador ressaltou ainda que é o povo quem tem direito de escolher os vereadores e que o prefeito pode até mandar em alguns vereadores, mas não pode mandar na vontade do popular.
“Chegamos à metade da possibilidade, ao invés de aumentar oito cadeiras, aumentaremos quatro”. Odilon enfatizou ainda que não se pode chamar de irresponsável um parlamento do qual se foi presidente, “quando falo da minha instituição e não faço nada estou olhando apenas para o meu umbigo, individualmente, se perguntamos a população se ela quer aumentar o número de vereadores ou se ela quer acabar com a câmara porque não cumpre o seu papel, podemos ouvir a segunda opção”.
O parlamentar Wolner Wagner, lembrou que foram feitas três reuniões onde se discutiu entre 15, 17 e 19 e a maioria concordou que fossem 15. “A vida é feita de consenso”, Wolner lembrou ainda que é preciso que os candidatos tenham compromisso de verdade com a população, por mais que queiramos atender nossos partidos temos de lembrar que existe uma população exigente por traz.
Faisal Salmen enfatizou que existe uma demanda muito grande da população que acha que os vereadores podem colocar água, asfalto, podem garantir saúde e isso acaba desvalorizando o vereador. “A população precisa saber que o papel do vereador é fiscalizar e você não consegue fiscalizar quando o governo tem uma base grande na Câmara”. Faisal disse ainda que se não votasse em 15 ficaria em 11. Pois a matéria deliberada é rejeitada em um período legislativo, só pode entrar em discussão no próximo período legislativo. (Rosiere Morais/Ascom CMP)
Aprovado em primeira discussão a proposta de Emenda à Lei Orgânica N°001/2012 que prevê aumento do número de vereadores de 11 para 15 em Parauapebas. O projeto foi votado na última terça-feira, 15, em sessão ordinária. A Emenda é de autoria da Mesa Diretora da Casa, e está de acordo com os preceitos da Constituição Federal, que por meio da Emenda N°58/2009, delegou aos municípios a competência para definir a quantidade de parlamentares, desde que seja respeitado o limite máximo para cada faixa de habitantes.
Uma Emenda de autoria do vereador Adelson Fernandes solicitava a mesa diretora que o número de vereadores fosse fixado em 17. Mas foi rejeitada, pois não cumpria os ritos regimentais, uma vez que pedia a alteração do artigo 29-A, que trata sobre o aumento do duodécimo. Segundo o vereador Odilon Rocha, a Câmara não tem competência para alterar o referido artigo, já que ele está previsto na constituição “somente o Senado e a Câmara dos Deputados podem alterar o referido artigo, a nós só nos é permitido alterar o artigo 29, que dispõe sobre o número de vereadores”.
A emenda em questão não cumpria ainda um preceito do artigo 38 do regimento interno da Câmara que diz que qualquer emenda legislativa deve vim acompanhada da assinatura de no mínimo 1/3 dos vereadores, ou seja quatro, e a emenda em questão só possuía duas assinaturas.
Adelson disse que um número maior de vereadores aumentaria a participação partidária. “Quanto menor o número de vereadores maiores as chances dos grandes partidos elegerem vereadores. Estão votando pensando na individualidade, pensando em dividir o bolo pra menos pessoas, pensando que esses vereadores aprovem as contas do prefeito no próximo ano, se não colocariam um número maior para que os partidos tivessem maior representatividade, para que não tenham apenas dois ou três partidos representados”.
O vereador Odilon Rocha, lembrou que se os partido pequenos não elegessem vereador não teriam sete partidos representados hoje na Câmara. “Hoje os partidos podem coligar e vários partidos pequenos coligados se tornam grandes”, o vereador ressaltou ainda que é o povo quem tem direito de escolher os vereadores e que o prefeito pode até mandar em alguns vereadores, mas não pode mandar na vontade do popular.
“Chegamos à metade da possibilidade, ao invés de aumentar oito cadeiras, aumentaremos quatro”. Odilon enfatizou ainda que não se pode chamar de irresponsável um parlamento do qual se foi presidente, “quando falo da minha instituição e não faço nada estou olhando apenas para o meu umbigo, individualmente, se perguntamos a população se ela quer aumentar o número de vereadores ou se ela quer acabar com a câmara porque não cumpre o seu papel, podemos ouvir a segunda opção”.
O parlamentar Wolner Wagner, lembrou que foram feitas três reuniões onde se discutiu entre 15, 17 e 19 e a maioria concordou que fossem 15. “A vida é feita de consenso”, Wolner lembrou ainda que é preciso que os candidatos tenham compromisso de verdade com a população, por mais que queiramos atender nossos partidos temos de lembrar que existe uma população exigente por traz.
Faisal Salmen enfatizou que existe uma demanda muito grande da população que acha que os vereadores podem colocar água, asfalto, podem garantir saúde e isso acaba desvalorizando o vereador. “A população precisa saber que o papel do vereador é fiscalizar e você não consegue fiscalizar quando o governo tem uma base grande na Câmara”. Faisal disse ainda que se não votasse em 15 ficaria em 11. Pois a matéria deliberada é rejeitada em um período legislativo, só pode entrar em discussão no próximo período legislativo. (Rosiere Morais/Ascom CMP)

Miquinha requer informações sobre duplicação da Faruk Salmen


Vereador Miquinha cobra de vale e prefeitura informações sobre o inicio das obras de duplicação da Rodovia Faruk Salmen.
 Em 2011 a Companhia Vale informou que o projeto estava em faze de detalhamento dos estudos e sua finalização estava prevista para dezembro de 2011.
Miquinha relembrou que a duplicação da rodovia é de vital importância para a nossa cidade e que os problemas de congestionamentos na rodovia só serão  sanados com a duplicação da mesma.

Deputado Milton cobra investimentos em segurança pública para o município de Canaã dos Carajás e região


Em seu pronunciamento nesta terça-feira (15), o deputado estadual Milton
Zimmer cobrou do governo do estado do Pará mais investimentos em segurança
pública para o município de Canaã dos Carajás e região.
Segundo o parlamentar, que esteve recentemente na cidade, os constantes
assaltos à mão armada em estabelecimentos comerciais e residências estão
assustando os moradores e, contribuindo para a desistência de futuras
instalações de empreendimentos empresariais.
De acordo com Zimmer, os assaltos acontecem em plena luz do dia sem nenhum
constrangimento por parte dos criminosos, “ o número insuficiente de
policiais e a falta de política de segurança para a região colaboram para a
ação dos bandidos e gera insegurança aos moradores”, destaca.
Segundo relatos dos moradores, há um tempo determinado pelos assaltantes
para a prática desse tipo de crime na cidade, que é de aproximadamente 40
minutos. Tempo estimado para chegar o reforço policial de Parauapebas,
cidade distante cerca de 50 minutos de Canaã e que dispõe de maior
infraestrutura na área policial.
Para o parlamentar, o governo do Pará precisa ampliar os investimentos em
segurança pública no interior.


“ Espero que com a cobrança e arrecadação da taxa de mineração aprovada em
abril deste ano, o Estado possa aplicar melhor os recursos em
infraestrutura para as estradas e reforçar as ações na segurança pública”,
justificou o deputado, explicando que as cidades na região de Carajás estão
crescendo e se desenvolvendo, mas as políticas públicas por parte do
executivo estadual não acompanham na mesma proporção.
 “Canaã e outras cidades paraenses que desenvolvem atividades minerárias
necessitam de mais políticas públicas sérias e estratégicas para garantir
melhor qualidade de vida aos milhares de moradores e investidores que
procuram a região em busca de novas oportunidades”, finaliza.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dilma emocionada lança Comissão da Verdade


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje, quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, ao instalar a Comissão da Verdade, que o Brasil e as novas gerações merecem a verdade. Segundo Dilma, a comissão, que terá prazo de dois anos para apurar violações aos direitos humanos ocorridas no período entre 1946 e 1988, que inclui a ditadura militar (1964-1985), não será pautada pelo revanchismo e pelo ódio.

    “O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia. É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la”.

Segundo a presidenta, a instalação da Comissão da Verdade não foi movida pelo desejo de reescrever a história. Para Dilma, a instalação da comissão é a celebração da transparência da verdade de uma nação que vem trilhando seu caminho na democracia.

    “Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”.

Dilma afirmou que os sete integrantes da Comissão da Verdade – Cláudio Fonteles, Gilson Dipp, José Carlos Dias, João Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Maria Cardoso da Cunha – foram escolhidos pela competência e pela capacidade de entender a dimensão do trabalho que vão executar.

    “Ao convidar os sete brasileiros que aqui estão e que integrarão a Comissão da Verdade, não fui movida por critérios pessoais nem por avaliações subjetivas. Escolhi um grupo plural de cidadãos, de cidadãs, de reconhecida sabedoria e competência. Sensatos, ponderados, preocupados com a justiça e o equilíbrio e, acima de tudo, capazes de entender a dimensão do trabalho que vão executar. Trabalho que vão executar – faço questão de dizer – com toda a liberdade, sem qualquer interferência do governo, mas com todo apoio que de necessitarem”, disse a presidenta.

Na cerimônia, a presidenta também falou sobre a Lei de Acesso à Informação, que passa a vigorar a partir de hoje, junto com a Comissão da Verdade.

    “A nova lei representa um grande aprimoramento institucional para o Brasil, expressão da transparência do Estado, garantia básica de segurança e proteção para o cidadão. Por essa lei, nunca mais os dados relativos à violações de direitos humanos poderão ser reservados, secretos ou ultrassecretos”.

Dia 16 de Maio dia do Gari


 
Os garis surgiram para limpar as sujeiras naturais. Exemplos: folhas das árvores, poeiras, pedras, tc. Os mal educados jogam as suas sujeiras no chão achando que os garis existem para servi-los.
Eles cuidam das cidades e também da nossa saúde. Por que da nossa saúde? Porque todos sabem que em ambiente limpo, dificilmente os bichinhos transmissores de doenças sobrevivem. Eles gostam mesmo é de sujeira!

Os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques, também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas.

  Parabéns a essa classe tão batalhadora.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dilma lança programa que beneficia famílias em extrema pobreza

SÃO PAULO - No último domingo (13), a presidente da República, Dilma Rousseff, lançou em comemoração ao Dia das Mães, o programa Brasil Carinhoso, que visa beneficiar famílias em condição de extrema pobreza.
De acordo com o pronunciamento, 4 milhões de famílias deverão receber R$ 70 por membro, renda que deve tirar da miséria absoluta, famílias que possuam crianças com até 6 anos de idade. “O Brasil Carinhoso faz parte do grande Programa Brasil sem Miséria, que estamos desenvolvendo com sucesso em todo o território nacional. Será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso país”, disse.
O programa, que deve servir como um reforço ao Bolsa Família, deve contar também com o aumento do acesso das crianças beneficiadas pelo projeto às creches e com a ampliação da cobertura dos programas de saúde para elas.
Pronunciamento A presidente afirmou que a principal bandeira do seu governo é acabar com a miséria absoluta no país e que, historicamente, a faixa de idade na qual o país tem mais dificuldade em reduzir a pobreza é a de crianças de até seis anos.
Além de estar concentrada entre os jovens, Dilma explicou que a pobreza absoluta atinge principalmente as regiões Norte e Nordeste, onde vivem 78% dessas crianças. “Por essas razões, o Brasil Carinhoso, mesmo sendo uma ação nacional, vai olhar com a máxima atenção para as crianças dessas duas regiões mais pobres do país”, afirmou, explicando que assim como outros programas do Brasil sem Miséria, será uma parceria do governo federal com os governos estaduais e municipais.
Segundo Dilma, o programa também ampliará a cobertura dos dos atuais programas de saúde, será lançado um amplo programa de controle da anemia e deficiência de vitamina A e disponibilizado gratuitamente, em unidades de farmácia popular, remédios contra a asma.
De acordo com a Agência Brasil, antes de anunciar o novo programa, a presidente disse que devia ser a primeira vez que um presidente fazia um pronunciamento no Dia das Mãe e, no caso, uma presidenta, “que é uma mulher, que é filha, mãe e avó”. Ela deixou um abraço a todas as mães brasileiras, “em especial às que mais sofrem”.

Fonte: Yahoo noticias

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje é a vez de Claudia Leitte animar Parauapebas

Hoje a vez da cantora Claudia Leitte animar a festa em comemoração ao aniversário dos 24 anos de Parauapebas.
A partir das 21 horas, na Praça de Eventos, o público poderá conferir sucessos como: As Máscaras, A Fórmula do Amor, Borboletas, Cai Fora, A Camisa e o Botão, Amor Perfeito, Famosa, dentre muitos outros.

O show de Claudia Leitte - uma das apresentações mais aguardadas pelo público - promete reunir grande multidão.

 


Marabá e Parauapebas Cobram de deputados celeridade para Unifesspa

A coordenação do campus da UFPA no Sul e Sudeste do Pará realizou na manhã de sexta feira (04), o debate “A expansão do ensino Superior no Pará e a criação da Unifesspa”.
O Objetivo do evento era apresentar aos deputados o Projeto da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e a demanda que sua aprovação no congresso Nacional, como forma  de expandir o ensino superior no Sul e Sudeste do Pará.
Alem de dezenas de alunos e professores de Parauapebas, participaram também do evento autoridades como os vereadores: Miquinha, Euzébio Rodigues, Raimundo Vasconcelos, Worner Wagner, e também os Deputados: Milton Zimmer, Claudio Puty, Wandenkolk Gonçalves e Miriquinho Batista.

Escola Paulo Freire realiza II Encontro Família e Escola

A Escola Municipal Paulo Freire realizou no sábado, 28, na Palmares Sul, o II Encontro entre Família e Escola. O evento envolveu toda a comunidade escolar e teve como cenário principal o pátio da Escola, que completamente lotado por alunos e suas famílias, foi o palco das inúmeras apresentações culturais. 
Foi com muitas palmas e alegria que o grupo de dança da Companhia Respirar Parauapebas, o grupo de capoeira Dandara Bambula e o grupo de música ao vivo formado por adolescentes foram recebidos pela empolgada platéia.

É a segunda vez que o evento é realizado na escola. Segundo a diretora, Delma Kelly Rezende, neste último, os pais compareceram em maior número. "O objetivo do encontro é socializar o trabalho realizado na escola e firmar parcerias com as famílias dos educandos a fim de garantirmos uma educação de maior qualidade e isso tem acontecido", afirma a diretora.




A escola firmou parcerias com o setor de Bolsa Família, Posto de Saúde e o Instituto Solidário a Vida, para que assim pudesse oferecer palestras, como a da Delegada Maria Regina, que abordou o tema "Cidadania como direito de todos" e serviços de atendimentos médicos e jurídicos.

 Pais de alunos, como Larissa Moura, mãe da pequena Jhenifer Gabriela do 1º ano do 1º ciclo, não se arrependeram de ter comparecido a escola em pleno sábado. "É em eventos como este que traz a comunidade para o convívio com a escola que temos oportunidade de conhecermos e participarmos mais ativamente da vida escolar de nossos filhos, como também de apreciarmos apresentações belíssimas como as que ocorreram hoje aqui" afirmou Larissa.



As crianças se divertiram com os jogos e brincadeiras, mas também deram a sua contribuição para o encontro, com às indicações literárias e leitura de poemas feitas por alunos do 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental a Educação de Jovens e Adultos. José Matias Santos, aluno do 7º ano fez a leitura do poema "Canção" de Cecília Meireles. Para ele a festa é mais que diversão, é aprendizado. "Eu aprendi um pouco mais sobre Cecília Meireles e seus poemas. Eu gosto muito de poemas" diz ele.
Fonte: ASCOM