sexta-feira, 30 de março de 2012

Prefeitura e Fundação Vale repassam mais de 185 mil reais a Apae de Parauapebas

Na última quarta-feira, 28, foi feita na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a entrega de um cheque no valor de R$ 185.420,40 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Parauapebas.

O repasse foi resultado de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Parauapebas e Fundação Vale, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), que administra o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Fumdcap).


A presidente da Apae Parauapebas, Vanilda Gonçalves de Queiroz, recebeu o cheque das mãos do secretário de assistência social, Judson Sousa Gomes, e a da presidente do Comdcap, Juliana de Souza dos Santos.

Vanilda Gonçalves explica que os recursos serão aplicados na execução do projeto "Reabilitação neurológica", que visa oferecer reabilitação de qualidade nas áreas neurológicas, psicológicas, fisioterápicas, terapia ocupacional e social, para as crianças e adolescentes do município com necessidades especiais de zero a quatorze anos de idade, mantendo o tratamento gratuito às pessoas com deficiência.



Fonte: Ascom Parauapebas

quinta-feira, 29 de março de 2012

PT de Parauapebas realiza Encontro Municipal

O Partido dos Trabalhadores realizou, em sua sede, dia 21/03, o Encontro Municipal de Mulheres do PT. De uma forma bem descontraída, porém com bastante conteúdo, foi feito debate sobre a participação das mulheres nas instâncias de decisão do partido, bem como iniciou-se uma definição das estratégias eleitorais para eleição de mulheres do PT.


Além disso, foi eleito o coletivo de mulheres do PT biênio 2012-2014 e foi eleita a Secretária Municipal de Mulheres do PT.
Suely Guilherme foi eleita Secretária, Maria Leni de Carvalho a suplente e o coletivo foi composto considerando todas as tendências locais do Partido dos Trabalhadores.

Trabalho Escravo: Câmara instala CPI que terá Puty como presidente



Na tarde desta quarta-feira (28), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo foi instalada na Câmara dos Deputados, com a eleição dos membros da mesa.

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), eleito para presidir o colegiado, reconheceu que existem divergências na discussão do tema, mas que não serão obstáculos para avançar na melhoria das relações de trabalho no Brasil. Já na primeira reunião o petista paraense designou para relatoria dos trabalhos o deputado federal Walter Feldman (PSDB / SP).

Puty ainda explicou que a CPI se fez necessária porque os casos recorrentes de trabalho escravo demonstram que a legislação vigente não tem sido suficiente para resolver o problema, “que não é só trabalhista, mas também de direitos humanos”, destacou.

“Na quinta-feira passada o IBGE revelou que batemos recorde na geração de trabalho, portanto temos condições de dar salto para o futuro para transformar esse país em um país de classe média, no campo e na cidade. Um Brasil moderno e rico não pode admitir uma prática tão arcaica e desumana nos setores produtivos”, diz o presidente Cláudio Puty. “A contribuição da Câmara dos Deputados com este trabalho será muito importante para a melhoria e adequação das leis trabalhistas”.

A comissão também trará visibilidade sobre a prática do trabalho escravo. E com isso, poderá dar mais rapidez à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 438/01, que cria punições mais severas para os infratores e está engavetada esperando a mais de 10 anos votação em segundo turno no Congresso Nacional.

“A prática deste crime já foi há tempos reconhecida. É preciso bani-la da nossa sociedade, pois não existe justificativa plausível para não combatermos esta aberração”, afirmou Puty.

Em 2004, o governo brasileiro admitiu a existência de aproximadamente 25 mil pessoas na condição de trabalhador escravo no Fórum da Organização Internacional do Trabalho e nas Nações Unidas.

A última lista suja divulgada pelo Ministério do Trabalho é composta por 294 infratores cadastrados por terem sido flagrados e autuados pela fiscalização do trabalho explorando mão de obra escrava.

Fonte Blog Ze Dudu

Prefeitura inicia construção da Estação Ambiental do Morro dos Ventos



Em breve, a população de Parauapebas contará com mais um espaço de lazer. A prefeitura de Parauapebas já iniciou a construção da Estação Ambiental Morro dos Ventos, que proporcionará contato com a natureza e uma bela vista da cidade.



Reconhecendo que Parauapebas necessita de áreas de lazer e descontração, a Prefeitura desenvolveu o projeto da Estação, que será composta pela Praça da Bíblia e por trilhas ecológicas. Neste primeiro momento será construída a Praça da Bíblia, espaço que terá quiosques, lanchonetes, área de eventos e mirante. As trilhas ecológicas fazem parte da segunda etapa da construção.


A Praça da Bíblia ficará localizada próxima as torres de transmissão das TV’s locais. O espaço de evento ficará localizado de tal forma, que permitirá uma visualização inesquecível de qualquer ângulo da cidade. A topografia e terraplanagem do espaço em que funcionará a praça, já foram concluídas. O próximo passo é a construção do corpo do projeto. A previsão é que a obra seja concluída em seis meses.


PMP Assessoria de Comunicação Social


Fotos: Helder Messiahs

Lula agradece apoio após remissão completa do câncer

De volta a Militância Politica!

Palestra, plantio de mudas e blitz educativa marcaram a XVI Semana da Semana da Árvore

Durante quatro dias, a população de Parauapebas teve a oportunidade de discutir a importância do cultivo de bons hábitos para preservação do meio ambiente. Isso foi possível durante a realização da XVI Semana da Árvore. O evento ocorreu do dia 20 a 23 de março, em diferentes pontos da cidade.

 No primeiro dia de programação, um ciclo de palestra provocou uma discussão sobre a importância ambiental da arborização urbana.  Já no segundo dia, os participantes do evento realizaram o plantio de mudas na Palmares Sul e na PA 275. O plantio contou com a parceria de várias entidades e instituições: Clean Ambiental, alunos do Instituto Semear, alunos e professores da Soter, Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, a ONG Rota Ambiental, professores e alunos da UFRA, servidores municipais, servidores da Câmara Municipal de Parauapebas e imprensa local.

 Ainda como parte das atividades promovidas em comemoração à semana da árvore foi realizado, no dia 22, em parceira com a empresa Vale, um passeio a Flona Carajás. O intuito do passeio é fazer com que cada vez mais o cidadão se aproxime das nossas riquezas naturais, a começar pelos professores que são formadores de opinião e multiplicadores desta.

Uma blitz educativa e apresentações culturais na Praça de Eventos fizeram parte do último dia de programação.

De acordo com a Diretora do Campus Universitário da UFRA, Kaliandra Sousa Alves, atividades como as realizadas na Semana da Árvore tem como função principal a educação e fazem com que cada vez mais os cidadãos tenham atitudes positivas em relação ao meio ambiente. "É de extrema importância instigar na comunidade parauapebense ao desafio de preservar o meio ambiente", ressaltou. Já para o coordenador dos Desbravadores, Francisco Batista Junior, "O plantio de árvores colabora com a formação ambiental de seus alunos, ajudando a torná-los pessoas de bem e preocupadas com o futuro do planeta", destacou.

Segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente Dra. Jeanny Frateschi, é clara a importância do plantio de mudas pela cidade, assim como é importante também a mobilização da comunidade para realizá-lo. "Quando criança, plantei algumas dessas árvores que estão no canteiro da PA e hoje vejo o quanto foi importante esse ato para a cidade. Quero passar este sentimento de dever realizado as novas gerações, os meninos e meninas que aqui estão plantando essas mudas e que no futuro terão orgulho desse momento", frisou. Para a secretária, campanhas de plantio voluntário e até ações individuais têm tornado as cidades mais verdes.

Mais de 700 famílias são contempladas no primeiro sorteio dos lotes urbanizados

"A alegria que estou sentindo hoje é muito grande, pois agora vou conseguir uma moradia digna pra minha família". Essa declaração de Francilene Alves representa o sentimento externado pelas 788 famílias, que participaram do primeiro sorteio dos lotes urbanizados, realizado nesta terça-feira, 27, no ginásio poliesportivo.

O prefeito, Darci Lermen, demonstrou, durante seu discurso no evento, o quanto essa conquista é importante. "Hoje serão entregues os lotes para as famílias devidamente cadastradas e que moram em áreas de risco. Isso é um orgulho pra mim como prefeito e cidadão parauapebense, pois essas famílias terão um lugar digno para morar", afirmou Darci.

 A entrega de lotes urbanizados faz parte de um programa habitacional, criado e mantido com recursos municipais, que atenderá a população da cidade com dois mil lotes. Para participar do programa é necessário se cadastrar na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e se enquadrar nos critérios pré-estabelecidos.

Para Marilene Ferreira, presidente da associação de moradores da Chácara das Nuvens, o sorteio possibilitou a realização de um sonho. "É uma dificuldade muito grande adquirir um lote em Parauapebas, devido ao alto custo. Pra uma família de baixa renda é praticamente impossível, com o sorteio de hoje será possível realizar esse grande sonho", declarou Marilene.

As famílias desabrigadas do bairro Riacho Doce e as que residem na Chácara das Nuvens, proximidades da Saaep e do projeto PIPA e no bairro Nova Vida II, fazem parte dos primeiros grupos atendidos no sorteio dos lotes.

Nesta terça-feira, participaram do sorteio apenas os cadastrados que estavam com a documentação em dias. As outras 107 pessoas que não entregaram cópias de R.G. e C.P.F. têm os seus lotes garantidos, mas devem resolver a situação até 09/04.

Para as famílias que participaram do sorteio, ainda será necessário passar por uma avaliação, que identificará se o cadastrado no programa não possui propriedade de imóveis em seu nome.

Após isso, cada beneficiado pelo programa deverá pagar R$ 250,00, o equivalente a 1% do valor do lote, que será destinado ao Fundo Municipal da Habitação (FMHIS). O último passo será assinar o documento de direito de uso do lote.  A partir da assinatura, o beneficiado terá até três meses para construir no lote.

COMBATE A NOVAS INVASÕES

Segundo o secretário municipal de habitação, Antonio Neto, após a desocupação das casas em que as famílias beneficiadas pelo programa dos lotes urbanizados moravam, a secretaria municipal de urbanismo ( Semurb) realizará a demolição de todas elas. A ação terá como objetivo evitar novas invasões.

O secretário também informou que algumas áreas serão cercadas. Além disso, novas tentativas de invasão serão impedidas de imediato, pois os programas habitacionais estão disponíveis para toda população carente.
Fonte:Ascom PMP

quarta-feira, 28 de março de 2012

PT: tendência Articulação Socialista reúne militantes para discutir projeto político

Militantes da tendência Articulação Socialista – AS, do Partido dos Trabalhadores - PT / Pará, realizaram nos dias 23 e 24 de março em Belém, o encontro estadual para discutir junto com filiados entre outros assuntos, estratégias para o processo eleitoral de 2012 e fortalecimento do PT.

Com o lema, nossa força é nossa união, os participantes pretendem ampliar a participação política de petistas na espera municipal em todo o Pará, a partir de um planejamento unificado que se inicia com as propostas  apresentadas durante o evento.         

Criar condições políticas, de infraestrutura e financeiras são alguns desafios que deverão ser superados para a execução eficaz desse projeto até 2014.   

Para o presidente estadual do Partido, João Batista, é preciso retomar a governabilidade na maioria das cidades paraenses, que não conseguiram vencer as últimas eleições, para ampliar a força do PT no cenário político no estado.

De acordo com o deputado federal Beto Faro, que representa atualmente a maior liderança política da AS no Estado, “a proposta do projeto político específico da tendência é retomar a governabilidade na esfera municipal e estadual para manter as políticas sociais que foram excluídas no Pará”, justifica. E completa: “As principais obras e programas executados pela atual gestão no Estado estão sendo implantados com recursos do governo federal”.

Para o deputado estadual Carlos Bordalo, a proposta não visa apenas eleger pessoas para ocupar cargos políticos. “ O nosso compromisso é com um projeto social, porque a história e as conquistas do PT são frutos de um projeto da sociedade que lutaram e acreditaram ser possível melhorar a vida das pessoas”, destaca Bordalo.    

Segundo o deputado estadual Milton Zimmer, “o debate interno deve acontecer com a militância e lideranças para chegarmos mais fortalecidos nesse processo”, ressalta.

O evento contou ainda com a presença do ex deputado federal Paulo Rocha, representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetagri, prefeitos, vereadores, secretários municipais, sindicalistas e trabalhadores rurais. Cerca de 250 militantes de várias regiões do Estado participaram, com a apresentação dos novos integrantes da AS.

terça-feira, 27 de março de 2012

Reunião na escola Domingues Cardoso da Silva

Em reunião com lideres e professores da escola Domingues Cardoso da Silva (bairro Betânia)

Escola Gonçalves Dias é ampliada e oferece mais conforto aos seus alunos


a professora ana leide agora ensina num ambiente alfabetizador.jpg


A Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada na colônia Paulo Fonteles, a 20 km de Parauapebas, foi reformada e ampliada. Além da nova pintura, o prédio ganhou um laboratório de informática, um refeitório, duas novas salas de aula e cobertura da quadra. Atualmente a escola atende 130 alunos, mas tem capacidade para receber o dobro nos turnos da manhã e tarde.

Há uma década em sala de aula, Ana Leide tem experiência suficiente para dizer o quando é importante um ambiente limpo e confortável para os alunos, principalmente, para aqueles que estão em fase de alfabetização. "Um ambiente adequado de alvenaria, boa ventilação e paredes limpas onde possamos colocar cartazes com o alfabeto, desenhos e textos contribuem para que possamos alfabetizar melhor os nossos alunos", conta a professora.

 As salas de madeira e teto de amianto viraram apenas memórias dos antigos moradores como o agricultor José Rodrigues, 60, um dos pioneiros da Vila Paulo Fonteles. Segundo o agricultor o ensino na colônia avançou bastante nos últimos anos, e o sonho que o barraco de madeira fosse transformado em uma nova escola virou realidade.

O secretário de educação de Parauapebas, Raimundo Neto, visitou a escola e acompanhou de perto o resultado do trabalho. Para o secretário a reforma e ampliação da escola foram satisfatórias, o que reafirma a preocupação da gestão municipal em levar uma educação de qualidade a todos, com condições dignas de aprendizagem, com espaços seguros e aconchegantes.

 Na nova escola não só os alunos têm espaços "aconchegantes", mas os professores também foram presenteados com alojamento novo. Além disso, e a quadra esportiva da escola Gonçalves Dias pode ser desfrutada por todos os moradores - fora dos horários de Educação Física.  A quadra tornou-se um novo espaço de entretenimento das 120 famílias da Colônia Paulo Fonteles. "A quadra sempre foi um sonho dos atletas de nossa comunidade e a sua cobertura tornou este sonho muito mais bonito", afirma Irene Melo, diretora da escola.
a quadra ganhou cobertura e os atletas da paulo fonteles mais conforto.jpgfrente do novo prdio da escola gonalves dias.jpg

Fonte: ASCOM Parauapebas 

Copa Palmares: Dallas aplica goleada de 8 a 0 no Tigre




Pela terceira rodada da fase mata-mata da XII edição da Copa Palmares Sul de Futebol, a equipe do Dallas fez o dever de casa e disparou uma goleada de 8 a 0 em cima da equipe do Tigre e carimbou seu passaporte para próxima fase da competição.


A terceira rodada eliminatória do campeonato teve início no sábado (24), às 16 horas, entre Triangulina e VS-10, que empataram em 0 a 0, no tempo normal, nas penalidades máximas o time do Triangulina venceu a disputa por 4 a 0 e seguiu na competição.


No domingo (25), mais três partidas movimentaram a Vila. No confronto das 9h, o ADEP venceu o time do Águia Azul por 2 a1, e passou também para próxima fase.


Na parte vespertina ainda no domingo, mais dois jogos. Às 14 horas, os donos da casa “Dallas”, passaram fácil pelo desanimado time do Tigre, 8 a 0, um passeio em campo. Já na última partida da rodada, às 16 horas, o Grêmio da Palmares II, foi surpreendo pelo rápido time do Real Madri. Com 20 minutos de jogo do primeiro tempo, o time do técnico D’Assis já estava tomando de 4 a 0, mas conseguiu fazer um golzinho, placar do jogo Real Madri 4, Grêmio 1. Real está na fase seguinte do campeonato.


Resultado 1ª Eliminatória da Copa


Vencedores da Rodada 
VS -10  Pênaltis       0  x  0 TRIANGULINA    
ADEPE                   2  x  1     ÁGUIA AZUL
DALLAS                8  x  0     TIGRE
REAL MADRI       4  x  1   GRÊMIO    



Próxima rodada da primeira fase do mata-mata da Copa Palmares:


Sábado 30/03


Real Massa x Pontilhão – 16h


Domingo 01/04


Santa Cruz x Brasiliense – 14h
Sport x Estrela Verde – 16h

segunda-feira, 26 de março de 2012

Reunião na Vila Rio Branco

Os secretários de obra e educação estiveram na vila Rio Branco Juntamente com o vereador Miquinha, para realizarem uma reunião com a população onde seria tratados de assuntos como melhorias da vila.

Miquinha vista e fiscaliza obras na Palmares Sul



Alunos preparados e certificados




Mas um grande passo para estes alunos e cidadãs que receberam o certificado de conclusão do curso de elétrica predial e pedreiro.

O curso era uma parceria do SENAI VALE e Prefeitura Municipal de Parauapebas.

 Vereador Miquinha que sempre apoia projetos educacionais esteve presente na entrega dos certificados.
 




Parabéns a esses futuros profissionais de nossa Cidade!


Combate à violência doméstica: Lei Maria da Penha já está no imaginário popular, diz ministra


Eleonora Menicucci fala sobre o combate à violência contra as mulheres e o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres.


A ministra Eleonora Menicucci, da Secretária de Políticas para Mulheres, reforçou em entrevista ao Portal do PT a importância da lei Maria da Penha para a defesa das mulheres e a sua repercussão na sociedade. “A Lei Maria da Penha já está, não na graça da sociedade, está no imaginário da população brasileira, já é simbólico que é crime bater em mulher”.

Eleonora relembra a homenagem à farmacêutica Maria da Penha, vítima de violência doméstica. “Quero resgatar aqui o nome da Lei Maria da Penha, que foi uma homenagem à mulher, farmacêutica de Fortaleza, que deu o nome à lei porque a Maria da Penha foi violentamente agredida pelo seu marido e ficou tetraplégica. Depois de sofrer, ela fez uma opção na vida. As mulheres brasileiras devem muito a ela, a partir da sua própria história se tornar real e concreta da violência contra as mulheres”.

Eleonora esclarece que a lei inclui uma rede envolvendo varias ações para combater a violência contra a mulher e comenta a definição do STF (Superior Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade da lei.

“Hoje, ela inclui uma enorme rede de assistência, que vai da segurança pública, das varas familiares no município, do atendimento de serviço social especializado em violência contra a mulher,  dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) faz parte da rede prevista e, sobretudo, ela facilita e agiliza a denúncia contra o agressor. No dia 9 de fevereiro, o STF aprovou por maioria absoluta, com um voto contra,  a constitucionalidade da Lei Maria da Penha no que diz respeito que qualquer pessoa anônima sabedora de uma violência contra uma mulher, que esta denuncia feita por esta pessoa tenha credibilidade, inclusive do ponto de vista judiciário.”

Segundo Eleonora, a Secretaria de Políticas para Mulheres está repactuando com todos os estados o enfrentamento à violência contra à mulher.

“A lei da Maria da Penha é uma realidade e nós da Secretaria estamos repactuando com os 27 Estados o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher, pacto este previsto na lei. Nós repactuamos com 10 municípios, e o que significa esta repactuação? O município tem que fazer um projeto de 4 anos para nos mostrar como é que ele vai enfrentar a eliminação da violência contra a mulher, então nós avaliamos e repassamos os recursos. Eu já fiz na minha gestão a repactuação com o Distrito Federal e recentemente com o Governo da Paraíba”.

A ministra brinca com o dado de que as mulheres são mais de 50% da população brasileira. “Bem é tão importante, e é importante porque as mulheres são 52% da população e mãe do resto, dos demais, é mãe da outra metade da população, então é respeito, é ótimo e as mulheres gostam.”

Ainda segundo Eleonora, a SPM mantém parcerias com inúmeros ministérios, com um conjunto de políticas públicas que procuram resgatar a cidadania das mulheres.


Documentação

“Mudanças na vida das mulheres proporcionando a elas a documentação civil, sobretudo as mulheres rurais, isto é importantíssimo. Portadora de um documento, de um RG, essa mulher pode conseguir inserção no mercado de trabalho, ela pode conseguir a sua autonomia, realizar autonomia econômica com os programas do Brasil Sem Miséria”.

Titularidade de terra e casas

“As mulheres tem a titularidade da posse da terra e também as mulheres, além da titularidade da posse da terra, no dia da mulher (8 de março) a presidenta Dilma, anunciou em conjunto com a Secretaria de Política para as Mulheres, que no caso da propriedade da casa e no caso de divórcio, a titularidade da casa fica com a mulher, se ela tiver filhos e ficar com a guarda deles, e se o homem ficar com a guarda dos filhos, vamos discutir a propriedade dela”.

Saúde

“Então na questão do trabalho temos parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o Ministério de Desenvolvimento Social, para o empoderamento das mulheres, na área da saúde, estamos trabalhando insistentemente, permanentemente com o Ministério da Saúde, para a implementação com qualidade cada vez mais na ponta do SUS, as politicas voltadas para o atendimento integral da mulher, o Rede Cegonha, é um exemplo, a prevenção do câncer de colo de útero, é outro exemplo”.

Terceira Idade

“O lidar com esta população de mulheres que está envelhecendo que é a população idosa na qualidade de vida no climatério e na menopausa, então são ações quenós estamos efetivamente juntas”.

Preconceito

“A questão da mudança de paradigmas no preconceito, preconceito este que vai desde o preconceito homofóbico, lesbofóbico, misógino, preconceito de raça, preconceito étnico, contra populações ribeirinhas, quilombolas e estamos juntos com o Governo Federal, na construção da Conferencia Rio +20, voltados para buscar uma sociedade com um projeto desustentabilidade , que tenha o corte de gênero, sustentabilidade essa vê homens e mulheres então na nossa Secretaria, que eu tenho a honra hoje de ser titular dela, nós abarcamos aspectos econômicos, políticos, culturais.

Reforma Política

“É nossa obsessão que a reforma política neste país tenha em listas flexíveis, entre composição de homens e mulheres, e que tenha 50%, mas precisamos mudar a mentalidade dos partidos, a Secretaria trabalha com esta perspectiva”.

Trabalhadora Domestica e donas de casa

“A questão do trabalho doméstico, nós estamos coordenando em parceria com a Casa Civil e outros Ministérioo para ampliar os permissivos legais trabalhistas dos direitos das trabalhadoras domesticas e, finalmente, a questão daquela mulher que é dona de casa, que trabalha dentro de casa para que ela contribua com a Previdência e que ela tenha a sua Previdência”.

Ainda sobre a violência

“Nós temos o Disque 180 que temos denúncias de todos os tipos de violência e ampliamos para outros países onde nós, brasileiros, temos mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade, de violência, que é Itália, Espanha e Portugal, então nós temos muito que fazer e a nossa Secretaria ela formula políticas, ela não implanta”.

Eleições 2012

“Por isso que eu conclamo, eu convido a todos e todas que na hora de votar neste ano no município, tomem cuidado, fiquem alertas, pensem em quem vai dirigir a sua cidade o seu município porque é lá onde as políticas acontecem”.
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mais educação para quem vive no campo

Quem vive no campo terá mais oportunidades de estudar daqui para frente. Hoje, a presidenta Dilma Rousseff lançou, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) para melhorar a qualidade da educação na área rural. O investimento anual do programa será de R$ 1,8 bilhão.

“Dentro da nossa estratégia de combate à miséria, junto com o Bolsa Família, a nossa busca ativa, este programa é um dos eixos estratégicos porque aposta não só em retirar as pessoas das condições de miséria a que foram condenadas durante décadas, mas implica sobretudo em garantir que as gerações futuras terão um outro tipo de horizonte de oportunidades à sua frente”.

Segundo a presidenta, o Pronacampo, juntamente com outras programas do governo, tornará o campo um lugar com qualidade para os agricultores criarem seus filhos. “Estamos apostando sobretudo que uma outra geração também se beneficiará com tudo isto que fazemos nesta, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno, de qualidade para se morar e se criar os filhos. Eu acho que esse papel do Pronacampo é estratégico, sem isso, nós não teremos de fato condições de transformar o Brasil numa grande nação”, afirmou

Ao lançar o Pronacampo, a presidente disse estar orgulhosa por poder implementar um programa que dará aos jovens a possibilidade de realizar seus sonhos. “Este é um daqueles momentos em que a gente tem orgulho de ser presidente da República. Não é um orgulho qualquer, porque a mim me gratifica como presidenta aplicar, implementar um programa que vai levar, sobretudo à população jovem deste país, um outro destino, a possibilidade de outros de sonhos e de mais realizações”, disse.

Durante o lançamento do Pronacampo, Dilma recebeu de Antônia Vanderlucia de Oliveira, que representava os movimentos sociais, um Dicionário de Educação no Campo. Segundo o Ministério da Educação, no campo, 23,18% da população com mais de 15 anos são de  analfabetos, e 50,95% não concluiram o ensino fundamental.

terça-feira, 20 de março de 2012

Equipe lilás se consagra campeã

Blog da Joelma Leite
Na noite de sábado, dia 17 de março, a Equipe DAPA, representando Wangari Muta Maathai, da cor lilás, distrito palmares I e II , que teve como líder Ozângela Rodrigues ficou com o primeiro lugar na gincana do 22º Encontro da Mulher de Parauapebas, com o tema Mulheres colorindo o mundo promovendo a paz. A Equipe mostrou organização e integração e faturou o prêmio de 5 mil reais. O segundo lugar ficou com a equipe Verde, do distrito DARV representando Berta Felice com a líder Célia Rocha, que recebeu 3 mil reais em prêmio e DACIN, da cor vermelha, representando Shirin Ebadi, com a líder Sindima Pinto, ficou com o terceiro lugar, recebendo 2 mil reais de prêmio. Após a premiação das equipes, foi a vez da banda Só Pra Contrariar fazer seu show, onde foi aplaudida pelo grande público que registrou sua presença na praça de eventos. O Encontro fez jus ao tema. Um encontro colorido promovido pela PAZ, graças a Deus!




CTRH está com inscrições abertas para curso de espanhol, informática básica e digitação

A Coordenadoria de Recursos Humanos (CTRH) informa que estão abertas até dia 27 de março as inscrições para os cursos de espanhol, informática básica, avançada e digitação. Podem se inscrever servidor público municipal e dependentes a partir de 10 anos.

As inscrições estão abertas na CTRH, das 8 h às 14 h. Os documentos necessários são: xerox do contracheque ou do crachá funcional e para os dependentes, documento oficial (cópia)que comprove o grau de parentesco com o servidor. Apenas o servidor pode fazer a inscrição do dependente.

O curso de espanhol terá turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. Os de informática básica, avançada e digitação pela manhã e tarde. As aulas no período da manhã serão ministradas na sala de treinamento da CTRH, localizada no prédio da prefeitura, já as da tarde e noite no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Os horários das aulas serão acertados com o professor em reunião no dia 27/03, após a realização das inscrições. O curso terá início no dia 02/04/2012.

Justiça faz atendimentos na zona rural



A justiça eleitoral em Parauapebas fará mutirões na Zona Rural para atender a população na regularização de títulos eleitorais. De acordo com o juiz eleitoral, Everaldo Pantoja e Silva,  os mutirões estão marcados para os dias 17 de março, na Vila Cedere I; 24 de março, na Vila Palmares Sul; 31 de março, na Vila Palmares II; 14 de abril, na Vila Sanção; 21 de abril, na Vila Paulo Fonteles; e dia 5 de maio, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.